‘O dia mais difícil’ da Batalha da Inglaterra
Na data de hoje, em 1940, aconteceu um dos maiores ‘dogfights’ da história sobre o sul da Inglaterra, quando a Luftwaffe tentou destruir a RAF – Royal Air Force. Mais de 100 aviões foram abatidos no que seria lembrado como ‘O dia mais difícil’ da Batalha da Inglaterra
“The Hardest Day” é o nome dado à batalha aérea da Segunda Guerra Mundial travada durante a Batalha da Inglaterra em 18 de agosto de 1940 entre a Luftwaffe alemã e a Força Aérea Real Britânica (RAF). Em junho de 1940, os Aliados foram derrotados na Europa Ocidental e na Escandinávia. A Grã-Bretanha rejeitou propostas para uma paz negociada. Conseqüentemente, Adolf Hitler emitiu a Diretriz No. 16 das forças armadas alemãs (Wehrmacht) ordenando a invasão do Reino Unido.
A invasão do Reino Unido recebeu o codinome Operação Sea Lion (Unternehmen Seelöwe). No entanto, antes que isso pudesse ser realizado, a supremacia aérea ou a superioridade aérea eram necessárias.
A Luftwaffe tinha que destruir a RAF para evitar que atacasse a frota de invasão ou protegesse qualquer tentativa da Marinha Real de interceptar um desembarque pelo mar. Hitler ordenou que o comandante em chefe da Luftwaffe, Reichsmarschall Hermann Göring, e o Oberkommando der Luftwaffe (Alto Comando da Força Aérea) se preparassem para essa tarefa.
O alvo primário era o Comando de Caça da RAF. Em julho de 1940, a Luftwaffe iniciou operações militares para destruir a Força Aérea Real. Durante todo o mês de julho e início de agosto, os alemães atacaram comboios no Canal da Mancha e ocasionalmente campos de aviação da RAF.
Em 13 de agosto, um grande esforço alemão, conhecido como Adlertag (Dia da Águia), foi feito contra aeródromos da RAF, mas falhou. O fracasso não impediu que os alemães persistissem em ataques aéreos contra a RAF ou sua infraestrutura.
Em 18 de agosto de 1940, a Luftwaffe fez um esforço total para destruir o Comando de Caças. As batalhas aéreas que ocorreram neste dia estavam entre os maiores engajamentos aéreos da história naquela época. Ambos os lados sofreram pesadas perdas.
No ar, os britânicos derrubaram o dobro de aeronaves da Luftwaffe que perderam. No entanto, muitas aeronaves da RAF foram destruídas no solo, igualando as perdas totais de ambos os lados.
Mais batalhas aéreas caras e grandes aconteceram depois de 18 de agosto, mas ambos os lados perderam mais aviões combinados neste dia do que em qualquer outro ponto durante a campanha, incluindo 15 de setembro, o Dia da Batalha da Grã-Bretanha, geralmente considerado o clímax dos combates.
Por essa razão, as batalhas aéreas de 18 de agosto de 1940 ficaram conhecidas como “O dia mais difícil” da Batalha da Inglaterra.
Assista a um trecho do filme “Battle of Britain”, de 1969