Alpha Jet da MTSI

O 412º Grupo de Operações da Força Aérea dos EUA explora opções para aumentar sua frota de aviões de caça com o Alpha Jet

O 412th Operations Group (412 OG) da USAF está explorando maneiras de aumentar sua frota de aviões “paquera” (“chase plane”) e uma opção é usar aeronaves Alpha Jet.

Quando um avião de teste voa, em muitas ocasiões ele é acompanhado por um avião paquera ou “chase plane”, que pode fornecer suporte de segurança, dando feedback visual, servir como um alvo voador e documentar a surtida de teste através de fotografia e vídeo feito por um membro da tripulação adicional. O teste de novos sistemas em quase todos os tipos de aeronaves no inventário da USAF, com várias saídas a cada dia, pode ser uma tarefa difícil e a demanda por aeronaves paquera é maior do que nunca.

“A aeronave de suporte de teste principal é o F-16, que é muito capaz”, disse Christopher Klug, diretor técnico do 412 OG. “A demanda por suporte de teste, principalmente perseguição de segurança e voo como alvo, excede a capacidade do F-16. Embora o Alpha Jet não seja tão capaz quanto o F-16, ele pode atender a parte da missão de suporte de teste que não exige os recursos mais avançados do F-16.”

Atualmente, a Base de Edwards tem dois Alpha Jet contratados através da Modern Technology Solutions, Inc. (MTSI) e pela Gauntlet Aerospace para dar suporte a certas missões de teste como uma experiência para verificar o que eles podem oferecer.

De acordo com a Gauntlet Aerospace, proprietária dos jatos, os Alpha Jet de dois lugares foram projetados para serem aviões de ataque leve e de treinamento na década de 1970, por meio de uma parceria entre a empresa francesa Dassault e a alemã Dornier.

O Alpha Jet também foi projetado para ser lançado rapidamente após cada surtida e não requer equipamento de apoio no solo. Os jatos ainda estão em serviço militar na França, Bélgica, Egito, Portugal e Tailândia, e são operados pela escola de pilotos de teste da EPNER e pela Empire Test Pilot School da Grã-Bretanha, de acordo com a Gauntlet.

Klug acrescentou que o Alpha Jet pode ser bem adequado para lidar com missões de suporte de teste de duração menor executadas a cerca de 30.000 pés e com velocidade inferior a 0.8 Mach. Até agora, o Alpha Jet apoiou missões de teste com F-16, F-15, F-22, B-1 e F-35, disse ele.

A capacidade de capturar dados visuais é outro papel importante de um avião de perseguição e o 412 OG espera que mais missões possam ser adequadamente documentadas com missões de teste de menor prioridade obtendo a documentação fotográfica necessária.

“O F-16 é uma plataforma de foto muito mais versátil que o Alpha Jet, mas não há modelos D suficientes (versões de dois lugares)”, disse Christian Turner, gerente da Media Fusion Aerial Photography. A USAF Test Pilot School é uma prioridade muito alta quando se trata de obter modelos D, já que eles precisam ter instrutores para a maioria de seus voos. Ter acesso ao Alpha Jet simplesmente nos dá maior acesso a uma plataforma de perseguição fotográfica de dois lugares.”

Como em todos os testes da Edwards AFB, os dados serão analisados ​​e os líderes decidirão se o Alpha Jet pode ser usado como equipamento permanente para suportar testes futuros.

FONTE: USAF

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