Força Aérea das Filipinas recebe C-130T de patrulha marítima
Manila, 14 de agosto de 2018 – O embaixador dos EUA nas Filipinas, Sung Y. Kim, entregou um sofisticado sistema de vigilância e reconhecimento no valor de US$ 15,1 milhões para o secretário de Defesa Nacional das Filipinas, Delfin N. Lorenzana, na Base Aérea de Villamor, Pasay City, em 14 de agosto.
O Special Airborne Mission Installation and Response (SABIR) aumentará a conscientização do domínio marítimo das forças armadas filipinas, o comando e controle aéreo, o contraterrorismo e a assistência humanitária e recursos de alívio de desastre (HADR – Humanitarian Assistance and Disaster Relief).
O Embaixador Kim e funcionários do Grupo de Assistência Militar Conjunto dos EUA forneceram o sistema à Força Aérea das Filipinas (PAF) através do financiamento da Maritime Security Initiative (MSI), uma iniciativa dos EUA para construir a capacidade marítima das nações do Sudeste Asiático. O valor total da transferência é de PhP807 milhões (US$ 15,1 milhões), o que inclui o custo de treinamento, instalação e suporte de manutenção, além do próprio equipamento.
O sistema SABIR é um módulo aviônico adaptável para a aeronave C-130 Hercules. O sistema atualiza a aeronave com recursos avançados de comando e controle, comunicações, computador e vigilância e reconhecimento, sem sacrificar a principal função da aeronave como avião de carga.
Este sistema SABIR será operado pela 300th Air Intelligence and Security Wing (300th AISW) da PAF, na Base Aérea de Benito Ebuen, Mactan. A 300th AISW fornece à PAF recursos de inteligência, vigilância e reconhecimento em tempo quase real, tanto em aeronaves tripuladas quanto não tripuladas, incluindo o sistema SABIR, o sistema aéreo não tripulado Scan Eagle e os aviões C-208, todos doados pelo governo dos Estados Unidos no ano passado. A 300th AISW foi atualizada de um Grupo para Ala, em fevereiro de 2018, para atender às crescentes exigências de novas plataformas e equipamentos que chegam de programas financiados por doações dos EUA, como o MSI.
Os Estados Unidos, como antigo amigo, parceiro e aliado das Filipinas, continuam apoiando as Forças Armadas das Filipinas (AFP) por meio de assistência a subsídios e aceleraram as vendas de armas e munições para ajudar tanto a modernização da FAP a longo prazo quanto aos objetivos e requisitos urgentes de contraterrorismo e HADR.
FONTE: U.S. Embassy in the Philippines