F-18 Hornets do Blue Angels

F/A-18 Hornets do Blue Angels

A Boeing recebeu um contrato de US$ 17 milhões para converter nove caças F/A-18E e 2 F/A-18F para a configuração Blue Angel.

A partir de 2022, os Blue Angels da Marinha dos EUA (US Navy) voarão no F/A-18E Super Hornet durante os shows aéreos.

O Esquadrão de Demonstração Aérea da Marinha dos Estados Unidos da América, popularmente conhecido como Blue Angels, foi formado em 24 de abril de 1946 e é a primeira equipe do mundo de acrobacia aérea e demonstração militar aérea.

Originalmente, a equipe era composta por três aeronaves por formação, passou para quatro, e atualmente opera com seis aeronaves por apresentação. Há ainda uma sétima aeronave para suporte, no caso de um eventual problema mecânico em alguma outra das aeronaves.

São divididos em dois grupos: o primeiro é composto por quatro aeronaves e apresenta formações em baixa velocidade (o grupo “diamante”); o segundo grupo, composto por duas aeronaves, apresenta manobras pouco abaixo da velocidade do som, o que demonstra as habilidades dos F/A-18 Hornet. No final da apresentação, as seis aeronaves reúnem-se para a formação delta.

Em sua história, 26 pilotos do grupo faleceram em acidentes de apresentação ou treinamento. Segundo dados de 2006, 262 pilotos tinham passado pelo grupo, o que resulta em uma taxa de fatalidade de 10%.

O orçamento do Blue Angels em 2011 foi de US$ 37 milhões, provenientes do orçamento de Defesa.

wpDiscuz