A-29 Super Tucano do Afeganistão

A-29 Super Tucanos do Afeganistão

Depois de mais de um ano de demonstrações de voo, a Força Aérea dos EUA está movendo formalmente o experimento de aeronaves de ataque leve para a fase de aquisições, com a intenção de conceder um contrato de produção à Sierra Nevada Corporation ou à Textron Aviation no quarto trimestre do ano fiscal de 2019.

O aviso de pré-solicitação para a competição completa e aberta foi anunciado em 3 de agosto. Prevê-se que uma solicitação formal seja divulgada em dezembro de 2018, segundo a USAF.

“[Aeronaves de ataque leve] fornecerão uma aeronave acessível, sem necessidade de desenvolvimento, destinada a operar globalmente nos tipos de ambientes de guerra irregulares que caracterizaram as operações de combate nos últimos 25 anos”, escreveu a USAF em seu anúncio de pré-solicitação. “A Sierra Nevada Corporation e a Textron Aviation são as únicas empresas que parecem possuir a capacidade necessária para atender ao requisito dentro do prazo da Força Aérea, sem causar um atraso inaceitável no atendimento das necessidades do combatente”.

A USAF utilizou dados recolhidos da fase experimental de ataque leve, uma série de voos de demonstração ao longo de mais de um ano pelo Sierra Nevada/Embraer A-29 Super Tucano e Beechcraft AT-6 Wolverine da Textron, para decidir comprar potencialmente centenas de aeronaves de ataque leve. A esperança é que esses caças possam ser alternativas mais baratas para certas missões ao uso de aeronaves como o Lockheed Martin F-35 e o Boeing F-15.

O experimento foi suspenso prematuramente após o acidente fatal de um A-29 Super Tucano da Sierra Nevada/Embraer em 22 de junho. O acidente não prejudicaria as chances de a Sierra Nevada/Embraer vencer a competição, disse a USAF.

A USAF parece estar impedindo que qualquer fabricante que não tenha participado do experimento de ataque leve, limitando os possíveis licitantes para o contrato de produção de ataque leve. A Israel Aerospace Industries (IAI) e a fabricante aeroespacial tcheca Aero Vodochody – empresas que não participaram do experimento – lançaram publicamente seu jato F/A-259 Striker desenvolvido em conjunto para a Força Aérea dos Estados Unidos em julho como um modelo rápido e rentável de produção que atenda aos requisitos do serviço.

Não está claro se a IAI e a Aero Vodochody protestariam contra sua exclusão de outra que não a competição plena e aberta. Nenhuma das empresas respondeu imediatamente por um pedido de comentário.

AT-6 Wolverine

FONTE: FlightGlobal

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