Este é o capacete de piloto de caça mais avançado do mundo?
Um novo capacete inteligente conhecido como “o mais avançado do mundo” está sendo desenvolvido pela BAE Systems. Com tecnologia de rastreamento de cabeça e câmera de visão noturna integrada, o Striker II tem como objetivo ajudar os pilotos a acessar mais informações do que nunca.
Ele se baseia no bem estabelecido Striker Head-Mounted Display (HMD), que tem sido usado em combate em aviões Typhoon e Gripen C/D ao longo de décadas.
Mark Bowman, diretor de Comunicações de Voo e piloto de testes na BAE Systems, disse: “Onde sistemas aéreos estão ficando mais e mais complexos, temos que olhar para formas de transmitir informação ao piloto para ajudá-lo a tomar essas decisões muito rápidas.”
A capacidade de exibir cores, em vez de apenas o tradicional verde monocromático, visa facilitar o trabalho para o piloto.
Ele permite, por exemplo, a capacidade de exibir o inimigo em vermelho e amigos em azul, o que poderia ser um fator crítico para o sucesso de uma missão. O Sr. Bowman acrescentou: “Usando a forma e a cor, podemos transmitir informações ao piloto”.
A câmera de visão noturna digital está incorporada no capacete, permitindo que o Striker II para ser usado dia e noite, sem a necessidade de óculos de visão noturna pesados e intrusivos.
A repórter Ali Gibson testou o capacete em si mesma: “Além disso, a Striker II vai suportar a tecnologia picture-in-picture, exibindo imagens ao lado da tela.”
Isso é indispensável em situações em que os pilotos estão se aproximando de um alvo ou pesquisando uma área de interesse.
Significantemente mais leve do que os HMDs atuais, o Striker II também visa permitir que os pilotos voem em missões mais longas com fadiga reduzida.
O novo HMD também incluirá uma capacidade única de áudio 3D, bem como redução ativa de ruído.
O áudio 3D irá fornecer ao piloto áudio de 360 graus completo, permitindo-lhes ouvir a ameaça relevante para a sua posição, enquanto irá reduzir o ruído aéreo e acusticamente transmitida.
Usando sensores ópticos embutidos na aeronave, o Striker II também calculará a posição exata da cabeça do piloto e o ângulo.
Isso fornecerá informações precisas de designação de alvos e simbologia quando o piloto mover sua cabeça, com latência “quase zero”. O Sr. Bowman acrescentou: “Esta é a tecnologia para o futuro”.
FONTE: British Forces News