Citando o anuário anual de 2017 da Aselsan, o Quwa Defense News & Analysis Group informou que o JF-17, um projeto conjunto de jato de caça do Paquistão e da China, foi integrado com sucesso ao ASELPOD, produzido pela Aselsan. O Paquistão adquiriu pelo menos oito ASELPODs em 2016, a um custo de quase US$ 25 milhões.

No início deste ano, os observadores de defesa paquistaneses postaram o que parecia ser uma imagem do JF-17 equipado com um ASELPOD. O anuário da Aselsan mostrou outra imagem do casulo em um jato de combate. De acordo com o anuário, o teste do sistema foi bem sucedido.

O Quwa observou em seu relatório, “A PAF adquiriu o ASELPOD em uma tentativa de fornecer ao JF-17 capacidades de ataque ao solo com precisão. Ao instalar o ASELPOD, o JF-17 é capaz de lançar bombas guiadas a laser (LGB) e , se equipado, mísseis ar-terra guiados por laser (AGM).”

Além de ser empregado no combate ar-ar – o JF-17 marcou seu primeiro ‘kill’ aéreo contra um UAV iraniano em 2017 – o Paquistão enviou o JF-17 para algumas missões de contra-insurgência e a adição de pods de designação de alvos irá melhorar a capacidade da aeronave de atingir os militantes com precisão.

Atualmente, não se sabe se o Paquistão fez pedidos adicionais para o ASELPOD, mas a conclusão bem sucedida dos testes deve abrir caminho para uma integração mais ampla do sistema aos JF-17s paquistaneses. Nos últimos anos, o Paquistão e a Turquia aprofundaram sua cooperação em defesa.

Os dois países assinaram recentemente acordos para o Paquistão para adquirir navios de guerra turcos e helicópteros de ataque.

ASELPOD

FONTE: Forecast International

wpDiscuz