Israel derruba avião da Força Aérea Síria usando mísseis Patriot
Os militares israelenses derrubaram um avião de combate sírio depois que ele entrou no espaço aéreo israelense na terça-feira à tarde, informaram as Forças de Defesa de Israel (IDF).
O avião de combate sírio foi abatido pela Força de Defesa de Israel com dois mísseis Patriot. O piloto morreu no local, o destino do outro é desconhecido.
O avião russo Sukhoi entrou dois quilômetros dentro do espaço aéreo israelense quando dois mísseis Patriot foram lançados para interceptar a aeronave, informaram as IDF. Os mísseis atingiram o jato uma vez que ele havia cruzado o espaço aéreo sírio, disseram as IDF, acrescentando que os militares não sabiam o que aconteceu com o navegador da aeronave.
A Síria disse que seu jato estava conduzindo uma operação contra “grupos terroristas” quando foi atingido por fogo israelense, segundo uma reportagem da mídia estatal.
“O inimigo israelense alvejou um dos nossos aviões de guerra enquanto fazia ataques aéreos contra esses grupos na área de Saida, nos arredores da Bacia al-Yarmouk, no espaço aéreo sírio”, disse uma banner da TV estatal síria, citando uma fonte militar.
Israel disse que houve um aumento notável na atividade dos militares sírios na região na terça-feira, especialmente a Força Aérea Síria, como resultado de contínuos combates internos no país devastado pela guerra.
O jato decolou da base militar T-4, a nordeste de Damasco, segundo o porta-voz das IDF, tenente-coronel Jonathan Conricus. Israel atacou a base T-4 várias vezes no ano passado, visando o que os militares israelenses disseram ser os ativos militares iranianos na base.
Antes de iniciar o ataque, Israel se comunicou com a Rússia para garantir que o jato fosse sírio e não fizesse parte da Força Aérea Russa, segundo Conricus. As chamadas “medidas de desconflito” estão em vigor entre os dois países desde que as forças russas entraram na Síria em nome do presidente Bashar al-Assad.
O jato era um Sukhoi Su-22 ou um Sukhoi 24, disseram as IDF na terça-feira. Ambos os jatos são aviões de fabricação russa desenvolvidos nas décadas de 1960 e 1970 e operados pela Força Aérea Síria. Um dia antes, Israel lançou dois mísseis do sistema de defesa antimísseis David’s Sling contra dois foguetes sírios, que as IDF acreditavam estar indo para território israelense. Quando ficou claro que os dois mísseis sírios SS-21 iriam pousar dentro da Síria, os mísseis de David’s Sling receberam a ordem de se autodestruir, disse o Exército Israelense. Um míssil se autodestruiu com sucesso, enquanto não ficou claro o que aconteceu com o segundo, disseram os militares.