IAF comemora dez anos do F-16I ‘Sufa’ no 201º Esquadrão
Uma década se passou desde o restabelecimento do Esquadrão 201 (“Um”) como um esquadrão operando aeronaves Sufa (F-16I). O esquadrão, que foi o último a integrar aeronaves Sufa na IAF, está no auge de sua atividade. “No último semestre, triplicamos nossa atividade operacional”.
Em junho de 1999, o Primeiro Ministro de Israel e o Secretário de Defesa aprovaram a recomendação da IAF de comprar aviões de combate avançados Sufa. A aeronave substituiu aeronaves Kurnas (F-4), que foram desativadas no início de 2000.
Em julho de 2008, o 201º (“One”) esquadrão foi reaberto na Base Aérea Ramon como esquadrão operando aeronaves Sufa. “O esquadrão, que foi estabelecido há quase 50 anos como o primeiro esquadrão Kurnas, foi reaberto como quarto e último esquadrão a operar aeronaves Sufa”, afirmou o tenente-coronel S’, comandante do esquadrão.
Uma década depois, o 201º Esquadrão continua a operar aeronaves Sufa. Suas principais missões incluem missões de ataque, reconhecimento e superioridade aérea.
“O Sufa é um avião de dois lugares com sistemas avançados e capacidade de voo noturno”, explicou o tenente-coronel S ’. “Além disso, o esquadrão possui capacidades únicas de ataque e reconhecimento”.
Sufa chegando para um pouso
Em 2008, um ano após o nascimento da equipe de criação, o 201º Esquadrão foi oficialmente reaberto. “A IAF está em constante evolução e enfrenta novas necessidades operacionais. Como resultado, foi decidido estabelecer quatro esquadrões operando o Sufa”, elaborou o Coronel (Res’) S ’, comandante do 201º Esquadrão durante sua reabertura. “No começo, não tínhamos nada, da infraestrutura ao pessoal. Entendemos que qualquer coisa que não planejássemos não aconteceria”. A equipe responsável pelo estabelecimento do esquadrão contou com a ajuda de esquadrões Sufa previamente criados. “Um dos benefícios de ser o quarto esquadrão a ser estabelecido foi que poderíamos aprender com as conclusões tiradas pelos outros esquadrões durante o seu estabelecimento”.
O Coronel (Res ’) S’ falou sobre um dos maiores desafios em estabelecer um esquadrão: “Quando um novo esquadrão é criado, as pessoas mais talentosas da IAF são levadas para servir nele. Nós estabelecemos o esquadrão depois que vários outros novos esquadrões foram criados, e os esquadrões mais antigos já haviam transferido seus membros mais fortes para os novos esquadrões. Encontrar um pessoal adequado para o esquadrão foi um desafio complexo, mas acabou levando-nos a encontrar pessoas que entendiam o significado de abrir um novo esquadrão ”.
Munição SPICE
“O esquadrão assumiu grande parte da atividade operacional ao longo dos anos, integrando novos sistemas de armas e substituindo seu pessoal”, explicou o Coronel S. “Na última década, integramos e continuaremos a integrar novas munições que manterão nossa relevância no campo de batalha em evolução”.
Há um mês, o esquadrão integrou a munição SPICE fabricada pela indústria Rafael. A SPICE é uma munição eletro-ótica avançada com recursos de alta precisão, penetração e defesa. As bombas SPICE são guiadas por imagens e possuem alta capacidade de manobra e resposta, visando alvos móveis e imóveis. Os primeiros a integrarem a munição foram os esquadrões que operam aviões Barak (F-16C/D), e eventualmente serão integrados em todos os esquadrões de combate.
“Demora cerca de uma década para um esquadrão completar seu processo de estabelecimento e vinte anos até que esteja completamente estável”, disse o coronel S. “Durante este período, nós solidificamos as doutrinas de voo do esquadrão. Embora o esquadrão já tenha 50 anos, criamos novas tradições e doutrinas como um esquadrão Sufa. Há uma geração de membros da tripulação que realizaram a totalidade do seu serviço no esquadrão, que não é mais composto de pessoas de outros esquadrões”. O Col. (Res ’) S’ acrescentou: “Agora o esquadrão é como qualquer outro esquadrão. Olhando para trás, o significado do 201º esquadrão e sua equipe me emociona”.
“Ultimamente, nossa força operacional cresceu significativamente. Nos últimos seis meses, triplicamos o escopo de nossa atividade operacional ”, concluiu o Cel. S’. “A divisão Sufa é a maior divisão de jatos de combate da IAF e continuará a servir como o pilar da IAF, que continuará a desenvolver e integrar novos sistemas de armas”.
FONTE: Força Aérea Israelense