Rússia lança com sucesso foguete Soyuz-2 com satélite GLONASS-M
O Cosmódromo de Testes do Estado de Plesetsk na região de Arkhangelsk lançou com sucesso o veículo de lançamento de elevação média Soyuz-2.1B que transporta o sistema de navegação GLONASS da Rússia em 17 de junho, às 00.46 (hora de Moscovo, UTC +3). O lançamento foi supervisionado pelo coronel general Sergei Surovikin, comandante em chefe das forças aeroespaciais.
A decolagem e a injeção na órbita calculada foram em condições normais. Três minutos após o lançamento, o veículo transportador Soyuz-2.1B foi levado para rastreamento por meio do complexo de controle automatizado baseado no solo do Centro Espacial Principal, nomeado em homenagem a Gherman Titov.
No tempo calculado, o satélite GLONASS-M foi injetada na órbita final pelo booster Fregat, controlado por meios terrestres da Força Espacial ASF. Os sistemas de bordo da nave espacial GLONASS-M estão funcionando normalmente.
Este é o terceiro lançamento de foguetes espaciais do Cosmódromo de Plesetsk em 2018. Este ano, o cosmódromo do norte já lançou os veículos de lançamento de pequenos elevadores Soyuz-2.1V e Rokot. Os testes de voo do complexo foguete espacial Soyuz-2 começaram no Cosmódromo de Plesetsk em 8 de novembro de 2004. Nos últimos quatorze anos, 33 lançamentos de foguetes transportadores Soyuz-2 (versões 1a, 1b e 1v) foram realizados a partir do cosmódromo do norte.
A espaçonave injetada em órbita deve se juntar ao grupo orbital do Sistema Global de Navegação por Satélite GLONASS da Rússia. Atualmente, o grupo de satélites GLONASS é composto por 25 espaçonaves.
FONTE: Ministério da Defesa da Rússia