Trump ordena a criação da ‘Força Espacial’ como o sexto ramo militar
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, nesta segunda-feira, ordenou ao Pentágono que iniciasse o processo de criação de um sexto ramo militar, a “Força Espacial” (Space Force).
Trump, falando em uma reunião do Conselho Nacional do Espaço, ordenou o estabelecimento da Força Espacial.
“Estou orientando o Departamento de Defesa e o Pentágono para iniciar imediatamente o processo necessário para estabelecer uma Força Espacial como o sexto ramo das Forças Armadas”, disse Trump. “Nosso destino além da Terra não é apenas uma questão de identidade nacional, mas uma questão de segurança nacional”.
“Nós vamos ter uma força espacial”, disse Trump. “Uma Força Aérea e uma Força Espacial. Separadas, mas iguais.
Atualmente, existem cinco ramos das Forças Armadas dos EUA: Exército, Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais, Força Aérea e Guarda Costeira.
Esta não é a primeira vez que Trump sugeriu uma Força Espacial, mas é a primeira vez que ele ordenou que uma seja estabelecida.
Em maio, o presidente Trump havia anunciado que seu governo estava “pensando seriamente” em acrescentar um sexto ramo às Forças Armadas dos Estados Unidos, chamado de “Força Espacial”.
O presidente já tinha divulgado a ideia em março.
“Estamos realmente pensando em um sexto ramo, e isso seria a Força Espacial”, disse Trump.
“Estamos ficando muito grandes no espaço, tanto militarmente quanto por outros motivos, e estamos pensando seriamente na Força Espacial”, acrescentou Trump.
Em 13 de março, o presidente disse a uma plateia de membros da Aviação do Corpo de Fuzileiros Navais em Miramar que ele sugeriu à sua administração a adição de uma força espacial, mas acabou levando a ideia mais a sério, dada a importância da segurança nacional.
“O espaço é um domínio de guerra, assim como a terra, o ar e o mar”, disse Trump à plateia. “Eu disse: ‘Talvez precisemos de uma nova força, chamaremos de Força Espacial” mas eu não estava falando sério. Então eu disse: “Que ótima ideia”, talvez tenhamos que fazer isso”, disse o presidente.
“Então, pense nisso, Força Espacial”, continuou Trump. “Porque estamos gastando muito e temos muito dinheiro privado chegando, tremendo. Vocês viram o que aconteceu no outro dia e um tremendo sucesso. Desde o início, muitos dos nossos astronautas foram soldados e aviadores, homens da Guarda Costeira e fuzileiros navais. E nossos membros serão vitais para garantir que os Estados Unidos continuem liderando o caminho para as estrelas.”
Grande parte dos esforços espaciais dos Estados Unidos continua sendo privatizado por meio da SpaceX, embora o governo tenha alocado cerca de US$ 20 bilhões para a NASA até 2019.
FONTE: American Military News