‘Completamente inaceitável’ excluir o Reino Unido do Galileo, diz ministro da Defesa

40

A decisão de Bruxelas de excluir o Reino Unido do sistema de navegação por satélite Galileo é “completamente inaceitável”, disse o ministro da Defesa, Guto Bebb, a parlamentares.

A Comissão Europeia afirmou que o Reino Unido não pode ter acesso imediato ao sistema, destinado a agências governamentais, forças armadas e serviços de emergência, depois do Brexit, porque se tornará uma entidade estrangeira.

O Sr. Bebb revelou que o governo estava agora olhando para a possibilidade de desenvolver um sistema independente.

Ele disse: “Agora temos que olhar com muito cuidado a possibilidade de desenvolver nossas próprias opções, mas eu enfatizaria novamente que este governo preferiria continuar envolvido com o projeto Galileo. Acho que este é realmente um caso da União Europeia fazendo dano a si mesma”.

O ex-ministro Tory, Sir Desmond Swayne, disse à sua bancada “Espero que estejamos planejando fazer o mesmo”, ao qual o Sr. Bebb disse:

“Eu posso entender sua frustração e digo novamente que realmente sinto a exclusão do Reino Unido com base no que eu considero ser um falso caso de segurança é inaceitável, mas isso não é sobre ficar quieto, é sobre fazer a coisa certa para a indústria e fazendo a coisa certa para nossas capacidades de defesa”.

“Acho que a frustração para os ministros em muitos aspectos é que as discussões que tivemos com os homólogos bilaterais na Europa foram invariavelmente positivas, mas parece que a Comissão Europeia vê isso como uma tática de negociação.”

Ele disse que era uma “vergonha” a Comissão Europeia não compartilhar a mesma “boa vontade”.

Hilary Benn, presidente do comitê trabalhista do Brexit, disse que a sugestão de que o Reino Unido poderia subitamente se tornar um risco de segurança era “insultante”. Ele perguntou se o Sr. Bebb compartilhava a preocupação de que alguma capacidade de fabricação no espaço e nos satélites poderia passar do Reino Unido para a UE.

O ministro respondeu: “É claro que haveria preocupação, mas a chave é que temos que responder a essas preocupações e é por isso que vários departamentos do governo, incluindo a defesa, estão em constante comunicação com o setor de defesa”.

Bebb também foi perguntado por Dame Cheryl Gillan do partido Tory sobre o custo da Grã-Bretanha construindo seu próprio sistema de GPS.

Ele disse que “é muito cedo para destacar o custo real”, mas acrescentou: “O custo envolvido não será maior do que nossa contribuição atual para o projeto Galileo”.

Bebb também disse ao Commons que estava confiante de que o primeiro-ministro levantaria a questão na OTAN.

“Não tenho dúvidas de que o departamento de defesa garantirá que nossas representações sejam feitas ao primeiro-ministro e estou absolutamente confiante de que o primeiro-ministro levantará essas questões na conferência da Otan e em outras reuniões com a União Europeia.”

FONTE: British Forces News

wpDiscuz