F-5E da Tailândia

Caças F-5 da RTAF

A Royal Thai Air Force deve armar seus caças Northrop F-5 com mísseis ar-ar IRIS-T de curto alcance, seguindo a assinatura de um novo pedido com o fabricante alemão Diehl Defense.

Notando que Bangcoc adquiriu anteriormente a arma guiada por infravermelho para seus caças Saab Gripen e subsequentemente sua frota Lockheed Martin F-16, a Diehl Defense observa: “A nova aquisição planeja integrar o míssil ao F-5, tornando o IRIS-T um armamento padrão da Real Força Aérea Tailandesa”.

O Flight Fleets Analyzer do FlightGlobal mostra que a Tailândia ainda opera 30 caças F-5E e quatro modelos B/F, com idades entre 30 e 40 anos. Ele registra seu inventário de força aérea como também incluindo 53 F-16A/Bs e 11 Gripen C/Ds.

O último pedido tailandês representa a primeira integração do IRIS-T com a antiga plataforma F-5. A arma está atualmente em operação no F-16, Gripen, Boeing F/A-18, Eurofighter Typhoon e Panavia Tornado para nações parceiras Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, Espanha e Suécia, além da Tailândia e outros clientes de exportação Áustria, Arábia Saudita e na África do Sul, diz a Diehl Defence.

Iris-T
Países parceiros do desenvolvimento do Iris-T

FONTE: FlightGlobal

wpDiscuz