Indonésia planeja comprar 5 novos C-130 Hercules
JACARTA – O governo da Indonésia planeja adquirir cinco novos aviões de transporte militar Lockheed C-130 Hercules para modernizar sua frota envelhecida.
“Não estamos comprando muitos deles; cinco aviões são suficientes”, disse o ministro da Defesa, Ryamizard Ryacudu, em seu escritório em Jacarta na terça-feira (05/06).
Não há detalhes disponíveis sobre o valor do contrato ou cronograma para a compra planejada da aeronave turboélice de quatro motores, produzida pela Lockheed Martin nos Estados Unidos.
Ryamizard disse que a frota de Hercules da Força Aérea da Indonésia está envelhecendo, com a maioria das aeronaves sendo doações de outros países décadas atrás.
O ministro disse que o governo quer que a Indonésia comece a produzir sua própria aeronave, mas que atualmente o país não tem capacidade. O governo pretende, portanto, obter uma transferência de tecnologia com a compra planejada, para que o país possa começar a construir sua própria aeronave no futuro próximo.
“Nós já construímos nossos próprios tanques e, enquanto compramos essas aeronaves, podemos fortalecer nossa amizade, especialmente em defesa e transferência de tecnologia com outros países”, disse Ryamizard.
O governo embarcou em um esforço para modernizar sua frota militar depois que um Hercules C-130B caiu em uma parte densamente povoada de Medan, no norte de Sumatra, em 2015, matando 122 pessoas, incluindo 30 a bordo.
Outro Hercules C-130 caiu na Montanha Pugima em Papua em 18 de dezembro de 2016, matando 13 pessoas a bordo. A aeronave, que carregava 13 toneladas de cimento e arroz de Timika para Wamena, caiu depois que o piloto supostamente insistiu em pousar apesar das más condições climáticas.
No ano passado, o governo expressou interesse na compra de cinco aeronaves de transporte Airbus A400M Atlas da fabricante europeia por US$ 2 bilhões. No entanto, em março deste ano, a Força Aérea da Indonésia anunciou que só compraria dois.
FONTE: Jakarta Post