KAI FA-50

KAI FA-50

MANILA – O secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, disse no dia 7 de junho que o governo quer adquirir mais uma dúzia de aeronaves de treinamento e ataque FA-50 da Coreia do Sul.

Lorenzana fez a observação durante uma entrevista durante o Simpósio 2018 da Força Aérea das Filipinas (PAF), realizado no Campo de Oficiais Comissionados Aguinaldo, na cidade de Quezon.

“Fomos capazes de discutir isso durante a reunião dos líderes seniores, mas é isso que o presidente (Rodrigo Duterte) quer depois que viu como a aeronave é eficaz”, disse Lorenzana.

“Podemos adquirir mais 12, mas isso depende do tipo de construção que a Força Aérea quer”, acrescentou.

Antes de assumir a presidência em 1 de julho de 2016, Duterte disse que a compra pela administração Aquino de 12 jatos FA-50 de treinamento da Coreia do Sul era apenas um desperdício de dinheiro, pois os ativos aéreos seriam usados ​​apenas para cerimônias.

No entanto, o Chefe do Executivo teve uma mudança de mentalidade depois de ver a utilidade e eficácia dos jatos, especialmente durante a campanha aérea para libertar a cidade de Marawi das mãos dos terroristas de Maute.

Lorenzana na mesma entrevista disse que a Coreia do Sul não prometeu nada, mas eles estão preparados para fazê-lo.

“Havia muita coisa sendo discutida não apenas os helicópteros, mas também armas de fogo, eles querem transferir tecnologia para que possamos também produzir nossos equipamentos militares”, disse ele.

A chegada dos aviões é parte da compra da PAF de 12 aviões de combate da Coreia no valor de 18.9 bilhões de pesos filipinos.

O PAF disse que o FA-50 tem uma velocidade máxima de Mach 1,5 ou uma vez e meia a velocidade máxima de som e é capaz de ser equipado com mísseis ar-ar e armas ar-superfície.

A FAMÍLIA DE JATOS GOLDEN EAGLE

FONTE: Boletim de Manila

wpDiscuz