A400M reabastecendo o Rafale

A400M reabastecendo o Rafale

O A400M, avião de transporte aéreo tático com alcance estratégico, é capaz de reabastecer vários tipos de aeronaves, incluindo aeronaves de combate.

O reabastecimento é possível através de dois pontos laterais através de um casulo de reabastecimento preso sob a asa (para caças) ou por uma unidade de reabastecimento HDU (Hose Drum Unit) montada na fuselagem para aeronaves de transporte e caças. Uma próxima versão específica da nacele sob as asas permitirá o reabastecimento de helicópteros.

Depois de uma campanha de testes de voo conduzida pela Direção Geral de Armamento (DGA) com o apoio da Força Aérea Francesa, o A400M acaba de passar um novo marco demonstrando sua capacidade de reabastecer o caça Rafale usando suas naceles subalares.

Durante estes testes, o Rafale foi reabastecido pelo A400M em toda o seu evelope de voo (em várias altitudes e velocidades), incluindo nos chamados modos degradados da aeronave: falha simulada de um motor e controles de voo.

Os testes foram realizados de dia e de noite, inclusive com óculos de visão noturna (NVG), em diversas configurações de Rafale (aeronaves leves, atitude pesada nas retaguardas com alta geração de arrasto).

A unidade de Ensaios a Bordo da DGA conduziu, com o apoio do Centro de Perícia Militar Aérea (CEAM) da Força Aérea, estes testes que permitirão à DGA, agindo como autoridade técnica para aeronaves estatais, autorizar muito rapidamente o Rafale a ser reabastecido pelo A400M.

A Força Aérea, por sua vez, está trabalhando para determinar as condições para colocar essa nova capacidade em serviço em um contexto operacional, estabelecendo os meios de sua implementação (procedimentos, suporte técnico, treinamento, etc.). O A400M poderá então oferecer uma capacidade de reabastecimento de teatro.

Outras campanhas de reabastecimento de voo estão previstas para 2019, como o reabastecimento duplo do Mirage 2000 através das naceles e de outras aeronaves de transporte através do ponto de reabastecimento HDU de linha central.

FONTE: Directorate-General of Armaments – DGA

wpDiscuz