Falecimento de Serge Dassault: proprietário de fabricante de jatos e de jornal
Industrialista francês e político conservador herdou o império da aviação de seu pai
O bilionário francês Serge Dassault morreu de ataque cardíaco em seu escritório aos 93 anos de idade.
O político conservador e industrialista faleceu de uma “deficiência cardíaca” em Paris por volta das 16h da segunda-feira, segundo um comunicado de sua família.
Ele liderou o Grupo Dassault desde a morte de seu pai Marcel em 1986 e sua fortuna foi estimada em cerca de 20 bilhões de libras.
O grupo é dono do jornal Le Figaro e constrói o caça Dassault Rafale, usado pela Força Aérea Francesa.
Também possui subsidiárias envolvidas em veículos elétricos, equipamentos aeroespaciais, sistemas de software, vinho e leilões.
“A França perdeu um homem que dedicou sua vida ao desenvolvimento de uma joia da indústria francesa”, disse Emmanuel Macron, o presidente francês, em um comunicado.
O ex-presidente Nicolas Sarkozy respondeu à notícia twitando: “Com a morte de Serge Dassault, a França perde um grande industrial, o mundo da aviação, um pioneiro, a opinião pública um grande chefe da imprensa e eu, mais simplesmente, um amigo.”
Dassault era membro do partido União para um Movimento Popular, ex-senador e ex-prefeito da comuna de Corbeil-Essones, perto de Paris.
No ano passado, ele foi multado em dois milhões de euros por lavagem de dinheiro por não divulgar sua riqueza às autoridades.
Ele deixa sua esposa Nicole Raffel e seus quatro filhos.
FONTE: The Independent