Su-57 lançando míssil de cruzeiro na Síria

Em tela exibida durante apresentação, um caça Su-57 lança míssil de cruzeiro contra alvo na Síria

A Rússia experimentou na Síria, um avançado míssil de cruzeiro a partir do seu caça de quinta geração Sukhoi Su-57, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.

“Para avaliar as capacidades de combate das características declaradas dos equipamentos militares que estão sendo desenvolvidos, em fevereiro deste ano foram realizados lançamentos práticos de avançados mísseis de cruzeiro de designação operacional tática a partir da aeronave de quinta geração do Su-57” disse em uma reunião do conselho do departamento.

Os mísseis lançados foram do tipo X59Mk2, que na imagem acima aparece saindo da baia central de armas do caça Su-57.

A notícia de que a Rússia teria enviado caças Sukhoi Su-57 (conhecido anteriormente como PAK FA) de quinta geração à Síria foi confirmada pela divulgação de imagens de satélite que mostravam dois dos novos caças pousados na base aérea de Khmeimim (ou Hmeimim).

O novo caça russo que ainda está em campanha de testes, foi enviado à Síria para realizar missões de combate em um teatro de operações complicado e ganhar o selo de “provado em combate”, assim como outras armas testadas pelos russos naquele conflito.

Em próximo post teremos uma análise mais aprofundada do primeiro teste de armas do Su-57 na Síria.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

wpDiscuz