Marrocos negocia compra de caças Lockheed Martin F-16V
O anúncio foi feito com a máxima discrição há algumas semanas. O estado maior marroquino solicitou à Lockheed Martin a aquisição de mais doze caças F-16 Fighting Falcon para reforçar sua aviação militar. Em termos absolutos, os aviadores marroquinos gostariam de ter a versão F-16V Viper.
Atualmente existem 23 Lockheed-Martin F-16C/D Fighting Falcon Block 52+ em serviço no Marrocos. Desses aviões, seis foram até o mês passado envolvidos na guerra contra as milícias tribais no Iêmen. O Marrocos perdeu um de seus aviões em maio de 2015.
Mas agora é o Lockheed Martin F-16V Viper, a mais recente evolução do venerável Fighting Falcon, que os marroquinos querem comprar doze unidades, todas de monopostos. Aviões que permitiriam a esse país reequilibrar um pouco a balança regional no norte da África contra o vizinho argelino, fortemente equipado pela União Soviética e hoje pela Rússia.
Mas especialmente esses doze F-16V permitiriam que os marroquinos retirassem parte do seu Northrop F-5E Tiger II em serviço desde o final dos anos 1970 e que nunca foram modernizados desde então. Aeronaves atualmente difíceis de colocar em condições de voo, especialmente para missões de defesa aérea.
Tal aquisição de aeronaves de combate está, no entanto, sujeita a vários acordos diplomáticos e políticos americanos, incluindo aqueles relacionados ao Congresso. O chefe de gabinete da aviação marroquina negocia diretamente com as mais altas autoridades militares do Pentágono para inclinar a balança a seu favor.
O Marrocos é um dos aliados mais leais dos Estados Unidos no norte da África, com vários tipos diferentes de aviões e helicópteros projetados e construídos nos Estados Unidos em seu arsenal.
Uma lealdade que coloca em todos os aspectos lógicos a balança em favor do desejo de comprar o F-16V Viper.
FONTE: www.avionslegendaires.net