Nota de falecimento: Cosme Degenar Drumond 1947 – 2018
Faleceu na madrugada de 16 de maio de 2018, o jornalista Cosme Degenar Drumond, muito conhecido no meio Aeronáutico e de Defesa do Brasil.
Sua morte ocorreu devido a complicações de saúde, em Recife (PE). A Família está transladando o corpo para São Paulo onde será sepultado.
Carioca, nascido em 1947, iniciou carreira no então Ministério da Aeronáutica, trabalhando como redator no período de 1974-1983.
Técnico em Assuntos Culturais pelo Museu Histórico Nacional, integrou a equipe que organizou e inaugurou, em 1976, o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro. Atuando na imprensa especializada desde 1985, cobriu os setores aeroespacial e de defesa no Brasil e no exterior, tendo artigos em publicações nacionais e internacionais.
Lançou várias publicações e também participou de muitas delas. Em especial no setor aeronáutico e de defesa, entre outras: Aviação em Revista, Tecnologia & Defesa e Forças de Defesa. Seu último projeto foi o relançamento da revista Defesa Latina. Ele publicou também inúmeros artigos no site DefesaNet.
Recebeu diversas vezes o Prêmio Santos-Dumont de Jornalismo, tendo sido condecorado pelo governo brasileiro com a Medalha do Pacificador, Medalha Santos-Dumont e Medalha do Mérito Aeronáutico.
Publicou vários livros, entre eles:
- O Museu Aeroespacial Brasileiro – The Brazilian Aerospace Museum (1984);
- Asas do Brasil (2004);
- Alberto Santos-Dumont – Novas Revelações (2009);
- Indústria de Defesa do Brasil – História, Desenvolvimento, Desafios (2014), e,
- Salgado Filho – uma Biografia (2016).
NOTA DO PODER AÉREO: O ano de 2018 está sendo particularmente difícil para o meio Aeronáutico e de Defesa do Brasil. Perdemos o engenheiro Reginaldo Bacchi, depois o jornalista Ricardo Bonalume Neto e agora o escritor Cosme Degenar Drumond.