Co-piloto de A319 é parcialmente sugado pela janela do cockpit
Um co-piloto de um A319 da Sichuan Airlines foi sugado pela metade na janela do cockpit de uma aeronave quando seu para-brisa quebrou durante um voo, informou a mídia estatal chinesa.
O capitão Liu Chuanjian e sua tripulação foram elogiados por fazer um pouso de emergência após o incidente, que ocorreu a 30.000 pés em um voo da cidade de Chongqing, no sul, para Lhasa, capital do Tibet.
“A situação foi muito crítica. O para-brisa quebrou a uma altitude de 10.000 metros. A aeronave estava em baixa pressão e a temperatura era de -30 a -40 graus Celsius”, disse Jiang Wenxue, oficial da Administração de Aviação Civil (CAA), citado pela agência de notícias estatal Xinhua.
O co-piloto quase foi sugado para fora do cockpit, mas manteve a calma, de acordo com a emissora chinesa de televisão CCTV.
“Não houve sinal antes do para-brisa estourar. Apenas um barulho enorme”, disse o capitão Liu, segundo a agência de notícias estatal China News Service.
“Quando eu olhei para o outro lado, o co-piloto foi parcialmente sugado para fora da aeronave. Felizmente, ele estava com o cinto afivelado. Muitos dispositivos estavam com defeito e o avião estava balançando fortemente. Era muito difícil de controlar”, acrescentou.
O co-piloto sofreu arranhões e teve um pulso torcido, disse a CAA, acrescentando que um comissário de bordo também ficou ferido. Nenhum dos 119 passageiros do avião ficaram feridos e a aeronave pousou com segurança no aeroporto de Chengdu Shuangliu, no sul da China.
No entanto, passageiros e tripulantes descreveram cenas assustadoras a bordo do avião durante o incidente.
“Todas as pessoas estavam gritando a bordo. Nós apenas tentamos de tudo para tranquilizar os passageiros e fazer todos acreditarem que poderíamos pousar em segurança”, disse Zhou Yanwen, a comissária de bordo ferida, segundo o China News Service.
“Aconteceu quando os comissários de bordo estavam servindo nossas refeições. As pessoas ficaram chocadas”, disse a agência citando um passageiro não identificado.
Zhou disse que algumas aeromoças foram jogadas no ar e que a comida foi espalhada.
O para-brisa estilhaçou-se sobre a cidade de Chengdu, sudoeste do país, cerca de uma hora e vinte minutos depois que o voo 3U8633 decolou às 6h07, hora local (1027 GMT), informou a CAA em comunicado divulgado pela CCTV.
Uma investigação sobre o incidente está em andamento.
O povo chinês elogiou o piloto como um “herói épico” nas mídias sociais, de acordo com o China News Service.
“A tripulação estava equilibrada e lidou com a crise de forma decisiva e adequada, evitando um grande desastre, o que mostra as excelentes habilidades técnicas e profissionalismo”, acrescentou a CAA.
FONTE: CNN