Caças MiG-31 com mísseis Kinzhal

Caças MiG-31 com mísseis Kinzhal

O MiG-31 se encaixa melhor para acelerar esses mísseis às velocidades exigidas, disse o vice-ministro da Defesa russo, Yuri Borisov

MOSCOU, 5 de maio / TASS /. Dez caças MiG-31 (nome da Otan: Foxhound) equipados com o míssil hipersônico Kinzhal (Punhal) estão em teste de combate, disse o vice-ministro da Defesa russo Yuri Borisov em uma entrevista publicada no site do canal Zvezda TV no dia 5 de maio.

“É uma arma de ponta, a saber, um míssil hipersônico de longo alcance capaz de superar as defesas aéreas e de mísseis. É invencível, com poder e potencial de combate. O MIG-31 é o seu veículo, já que o jato é o mais adequado para acelerar este míssil para velocidades exigidas”, disse ele.

“Para sustentar que não é algo exótico, [diria] hoje, dez jatos foram testados em combate e estão prontos para uso, dependendo da situação”, disse Borisov.

O projeto da plataforma de mísseis hipersônicos lançada por via aérea Kinzhal foi revelado pelo presidente russo, Vladimir Putin, em seu discurso sobre o estado da nação à Assembléia Federal em 1º de março.

De acordo com o presidente russo, o míssil Kinzhal, que voa a mais de dez vezes a velocidade do som, é capaz de manobrar e superar os sistemas de defesa antimísseis balísticos e antiaéreos existentes e futuros. Desde 1 de dezembro de 2017, os sistemas de mísseis hipersônicos Kinzhal estão em serviço experimental e de combate.

Inicialmente, o MiG-31BM foi escolhido como a aeronave para transportar sistemas de mísseis hipersônicos Kinzhal. Mais tarde, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que o MiG-31K havia sido escolhido.

Borisov também disse que o sistema de combate a laser Peresvet deve ser exibido no desfile do Dia da Vitória em Moscou em um período de dois ou três anos, já que agora ele está sendo atualizado.

“Eu acho que é possível em dois ou três anos, já que o trabalho está em andamento para atualizar o complexo. Se hoje precisar de muitos veículos de apoio, ele será bastante compacto em breve. Talvez, nós também o mostremos ao público”, disse Borisov quando perguntado se o sistema a laser seria apresentado durante o desfile do Dia da Vitória.

FONTE: TASS

wpDiscuz