Alemanha liberada para comprar C-130J e KC-130J
A administração Trump aprovou a venda potencial de 3 C-130J-30s e 3 KC-130Js para a Alemanha por um custo estimado de US$ 1,40 bilhão.
Os aviões de carga serão protegidos pelos Dispensadores Eletrônicos de Contramedidas AN/ALE 47; Sistemas de Alerta de Mísseis AN/AAR-47A (V) 2 e receptores de alerta radar AN/ALR-56M.
Abaixo, a descrição da possível venda pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA):
O Governo da Alemanha solicitou a compra de três (3) aeronaves C-130J-30 com quatro (4) motores turboélice Rolls Royce AE-2100D (instalados); três (3) aeronaves KC-130J com quatro (4) motores turboélice Rolls Royce AE-2100D (instalados); quatro (4) motores turboélice Rolls Royce AE 2100D (sobressalentes); e oito (8) Terminais MIDS Link-16, (um (1) por aeronave, mais duas (2) peças de reposição). Também estão incluídos oito (8) Dispensadores Eletrônicos de Contramedidas AN/ALE 47 (1 por aeronave, mais 2 peças de reposição); oito (8) sistemas de alerta de mísseis AN/AAR-47A (V) 2 (1 por aeronave, mais peças de reposição); oito (8) receptores de alerta radar AN/ALR-56M (1 por aeronave, mais 2 sobressalentes); oito (8) Sistemas de Imagem Eletro-Ótica/Infravermelha MX-20 (1 por aeronave, mais 2 peças de reposição); AN/APX-114/119 Identificação Amigo ou Inimigo (IFF) Modo 5; Sistema Conjunto de Planejamento da Missão (JMPS); comunicações seguras; navegação de precisão e equipamento criptográfico; dispositivos de visão noturna; suporte e teste de equipamentos; publicações e documentação técnica; equipamentos de suporte e treinamento de pessoal; Governo dos EUA e engenharia contratada; serviços de suporte técnico e logístico; e outros elementos relacionados de apoio logístico e de programas. O valor total estimado é de US$ 1,40 bilhão.
Esta proposta de venda contribuirá para a política externa e segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um aliado da OTAN, que é uma força importante para a estabilidade política e econômica na Europa. A venda proposta aumentará as capacidades de transporte aéreo, reabastecimento aéreo e lançamento do ar da Força Aérea Alemã. O fornecimento desses recursos à Força Aérea Alemã aumentará muito a interoperabilidade entre a Força Aérea dos EUA e a Força Aérea Alemã, além de outros aliados da OTAN.
A Força Aérea Alemã utilizará esses aviões para realizar missões de transporte aéreo, reabastecimento aéreo e de lançamento aéreo como parte de um esquadrão aliado franco-alemão baseado em Evreux, na França. Este esquadrão de transporte aéreo comum terá troca irrestrita de aeronaves, tripulações aéreas e mantenedores, bem como suporte técnico e logístico baseado em um conjunto comum de peças de reposição e um contrato de suporte de serviço comum.
Essas trocas seriam realizadas de acordo com autorizações separadas dos Estados Unidos. Os C-130Js fornecerão capacidade crucial de reabastecimento aéreo para aeronaves de transporte leve e caça alemãs e francesas, bem como helicópteros. A Alemanha solicita esses recursos para fornecer o suporte de suas tropas instaladas, segurança regional e interoperabilidade com a França e os Estados Unidos. A Alemanha não terá dificuldade em absorver essas aeronaves em suas forças armadas.