KF-X

KF-X

JACARTA – O Ministério da Defesa da Indonésia disse que está renegociando um programa de cooperação com a Coreia do Sul para construir aeronaves de combate de geração 4.5.

A Indonésia assinou um acordo com a Coreia do Sul em janeiro de 2016 para desenvolver em conjunto os jatos de combate chamados Korean Fighter Xperimental ou Indonesia Fighter Xperimental (KFX/IFX).

Sob o acordo assinado com a Korea Aerospace Industries (KAI), o Ministério da Defesa da Indonésia investirá cerca de US$ 1,3 bilhão no programa Korean Fighter Experimental (KF-X).

O investimento da Indonésia será responsável por cerca de 1/5 do custo total do projeto, com até 100 trabalhadores indonésios participando no desenvolvimento e produção.

O porta-voz chefe do Ministério da Defesa, brigadeiro Totok Sugiharto, disse que a Indonésia quer esclarecer sobre vários pontos do acordo, uma vez que envolve o orçamento do Estado.

“A renegociação é necessária para deixar claro o ganho da Indonésia com o programa, já que o projeto seria financiado com recursos do orçamento do Estado”, disse Totok nesta segunda-feira.

Totok disse que a aeronave será produzida em conjunto, com início previsto em 2016, mas a Indonésia não pode vender a aeronave para outros países.

Além disso, a Indonésia pode não produzir componentes, embora alguns dos componentes do IFX possam ser produzidos localmente, para facilitar a transferência de tecnologia, disse ele.

Ele prosseguiu dizendo que a Indonésia não via nenhuma perspectiva no programa de cooperação, especialmente com a intervenção dos Estados Unidos restringindo o programa de pesquisa para produzir aviões de combate.

FONTE: Antara News

wpDiscuz