F-18 finlandeses - foto Forças Armadas da Finlândia

F-18 finlandeses – foto Forças Armadas da Finlândia

O Comando de Logística das Forças de Defesa Finlandesas recebeu respostas de cinco empresas ao Pedido de Cotação (RFQ) relativo ao Programa de Caça HX enviado aos governos da Grã-Bretanha, França, Suécia e Estados Unidos.

Eles foram solicitados a dar uma cotação nas seguintes aeronaves: Boeing F/A-18 Super Hornet (Estados Unidos), Dassault Rafale (França), Eurofighter Typhoon (Grã-Bretanha), Lockheed Martin F-35 (Estados Unidos) e Saab Gripen (Suécia), informou o Ministério da Defesa finlandês em um comunicado na sexta-feira.

O relatório de política de defesa do governo finlandês e vários planos da administração de defesa finlandesa estabelecem as diretrizes para o RFQ. O Comitê Ministerial de Política Econômica do Governo endossou o Programa, e o Ministro da Defesa Jussi Niinistö autorizou o Comando de Logística das Forças de Defesa Finlandesas a submeter o RFQ.

O objetivo do HX Fighter Programme é substituir a capacidade operacional da frota de Hornet da Força Aérea da Finlândia, que será desativada a partir de 2025.

A capacidade desejada foi definida e, com base nisso, todo um pacote de aquisições será negociado e construído em torno de cada opção de caça de várias funções. O pacote contém 64 aeronaves, juntamente com os sistemas técnicos, sistemas de treinamento, ferramentas de manutenção, equipamentos de teste e peças de reposição, bem como armas, sensores e outras funções de suporte específicas do tipo.

Para reduzir o risco envolvido na integração de diferentes sistemas, os proponentes devem fornecer soluções abrangentes que satisfaçam os requisitos operacionais. Cada concorrente é responsável, juntamente com o seu governo, pelo pacote completo, incluindo armas, sensores e sistemas especiais eficazes, integração de sistemas e sistemas de apoio à missão.

O modelo e a avaliação da tomada de decisões serão baseados nas seguintes áreas de tomada de decisão: capacidade militar, segurança do suprimento, participação industrial, acessibilidade econômica e avaliação da política de segurança e defesa.

A aquisição terá um impacto nas operações das Forças de Defesa Finlandesas e na capacidade de combate da Força Aérea Finlandesa até 2060. O sistema selecionado deve oferecer as melhores capacidades, elementos de apoio e capacidade de desenvolvimento adicional para todo o ciclo de vida.

A avaliação da capacidade militar será feita usando cinco cenários: Combate Aéreo, Ataque ao Solo, Ataque Marítimo, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e Ataque de Longo Alcance. A capacidade dos candidatos de se adaptar ao apoio de combate ágil da Força Aérea em diferentes tipos de bases operacionais em locais dispersos também será avaliada.

O proponente deverá fornecer uma cooperação industrial e uma solução de segurança do fornecimento no país para permitir operações em tempo de guerra. Os custos de operação e manutenção do sistema selecionado serão cobertos pelo orçamento de defesa.

A capacidade militar é a única área de decisão em que os candidatos serão comparados. As outras áreas são avaliadas como aprovação/reprovação.

A política de defesa e segurança será avaliada separadamente.

Na fase de RFQ, os proponentes fornecerão informações vinculativas sobre as soluções, a serem avaliadas pelo HX Fighter Programme. O procedimento de aquisição é dividido em várias fases. O RFQ agora enviado inicia a primeira fase das negociações, durante as quais serão determinados os pacotes preliminares de aquisição específicos para candidatos.

A próxima fase terá início no segundo semestre de 2019. Durante esta fase, o conteúdo final dos pacotes de aquisições será negociado e determinado com cada proponente.

As cotações finais serão solicitadas em 2020, ao final da segunda fase de negociação. O governo finlandês decidirá sobre a aquisição em 2021.

wpDiscuz