Airbus, Dassault Aviation e Leonardo apresentam o MALE RPAS
Em 26 de abril de 2018, o primeiro modelo em escala real da aeronave pilotada remotamente de longa duração (MALE RPAS) foi revelado durante uma cerimônia realizada em 2018 no ILA Berlin Air Show, que abriu suas portas no aeroporto de Schönefeld
- Revelação do modelo em escala real no ILA Berlin Air Show 2018.
- Programa promove o desenvolvimento de alta tecnologia na Europa.
- Otimiza a situação orçamentária através do compartilhamento de financiamento para pesquisa e desenvolvimento.
Berlim 26 de abril de 2018 – O primeiro modelo em escala real da aeronave pilotada remotamente de média altitude (MALE RPAS) foi apresentado hoje durante uma cerimônia realizada no ILA Berlin Air Show 2018, que abriu suas portas no aeroporto de Schönefeld.
A cerimônia de revelação, liderada por Dirk Hoke, Airbus Defence e Chief Executive Officer (CEO), Eric Trappier, Dassault Aviation Chairman e CEO e Lucio Valerio Cioffi, Diretor da Divisão de Aeronaves da Leonardo, confirma o compromisso dos quatro Estados europeus e parceiros industriais em desenvolver conjuntamente uma solução soberana para a defesa e a segurança europeias.
O desvelamento do modelo de escala completa e o compromisso reafirmado surge após um estudo de definição de quase dois anos lançado em setembro de 2016 pelas quatro nações participantes Alemanha, França, Itália e Espanha e segue a Declaração de Intenção para trabalhar em conjunto sobre um sistema aéreo MALE europeu assinada pelos países em maio de 2015.
“Enquanto ainda há muito trabalho pela frente, este modelo de escala completa representa um primeiro marco do que a Europa pode alcançar em um setor de alta tecnologia se agregar sua força industrial e know-how”, disse Dirk Hoke, CEO da Airbus Defense. e espaço. “Os MALE RPAS se tornarão parte integrante na garantia da soberania da Europa no futuro. Este programa é ideal para atender aos requisitos de capacidade urgente das forças armadas da Europa. Essa parceria inovadora também facilita a situação orçamentária restrita dos países por meio da coleta inteligente de fundos de pesquisa e desenvolvimento” e acrescentou.
“O desvelamento de hoje reflete a dedicação total de nossas empresas à soberania europeia de defesa e segurança. A cooperação e a alta tecnologia legitimam a liderança da indústria europeia e garantem a autonomia estratégica da Europa ”, declarou Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. Programas inovadores, através de parcerias eficientes, servirão a competitividade europeia e oferecerão novas alternativas à aquisição de produtos não europeus. A Dassault Aviation reafirma seu total apoio à Airbus Defence and Space como líder de programa dos MALE RPAS.”
“As tecnologias não tripuladas e suas aplicações representam um dos principais fundamentos tecnológicos para a futura evolução das indústrias de defesa europeias”, disse Lucio Valerio Cioffi, diretor administrativo da Divisão de Aeronaves de Leonardo. “Os MALE RPAS europeus são orientados para fomentar o desenvolvimento de tecnologias de ponta e contribuirão para manter as competências essenciais e o emprego na Europa, proporcionando às Forças Armadas um sistema operacional de alto desempenho e soberania”, acrescentou.
SOBRE O PROGRAMA DO MALE RPAS
Primeiro sistema aéreo não-tripulado projetado para voo em espaço aéreo não-segregado, suas características incluirão modularidade de missão para superioridade operacional em inteligência, vigilância e reconhecimento, tanto em área ampla como em teatro.
O acordo da nação sobre a configuração do veículo aéreo em meados de 2017, selecionando um sistema de propulsão bimotor turbo, fornecerá ampla energia a bordo para o sistema de missão e fornecerá redundância adequada para limitar as restrições quando operando em terrenos densamente povoados na Europa e sem restrição de espaço. Em janeiro de 2018, o MALE RPAS passou com sucesso pela Revisão de Requisitos do Sistema (SRR), que iniciou a segunda fase do estudo de definição para levar a uma Revisão de Projeto Preliminar do Sistema (SyPDR), programada para o final deste ano.
O SyPDR demonstrará a qualidade e adequação do design proposto. A “Integração do Tráfego Aéreo” e a certificação são objetivos-chave, dando aos Estados participantes total confiança de que a etapa de desenvolvimento pode ser lançada com riscos residuais aceitáveis.
Os preparativos para a próxima etapa (desenvolvimento, produção e suporte inicial em serviço) já estão em andamento. A entrada em serviço do European MALE RPAS está prevista para meados da próxima década.
SOBRE A AIRBUS
A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2017, gerou receitas reportadas de € 67 bilhões – ou € 59 bilhões atualizadas para o IFRS 15 – e empregou uma força de trabalho de cerca de 129.000. A Airbus oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros de 100 a mais de 600 lugares. A Airbus também é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, aviões de combate, transporte e missão, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. Em helicópteros, a Airbus fornece as soluções de helicópteros civis e militares mais eficientes do mundo.
SOBRE A DASSAULT AVIATION
Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis entregues em mais de 90 países no último século, a Dassault Aviation acumulou conhecimento reconhecido mundialmente no projeto, desenvolvimento, venda e suporte de todos os tipos de aeronaves, desde o caça Rafale até a família Falcon de jatos executivos e drones militares. Esta experiência única permitiu à Dassault Aviation propor soluções operacionais inovadoras, bem como uma abordagem dinâmica e pragmática à cooperação. Graças a uma profunda compreensão das parcerias industriais, a Dassault Aviation estabeleceu uma ampla rede com outras empresas para otimizar o sucesso dos programas de hoje, mas também para contribuir para a sinergia da indústria de defesa europeia de amanhã.
SOBRE A LEONARDO
A Leonardo está entre os dez principais players globais em indústria Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Como uma entidade única a partir de janeiro de 2016, organizada em sete divisões de negócios (helicópteros, aeronaves, estruturas aeronáuticas, sistemas aéreos e espaciais, eletrônica de defesa terrestre e naval, sistemas de defesa, sistemas de segurança e informação), a Leonardo opera nos mercados internacionais mais competitivos. alavancando suas áreas de tecnologia e liderança de produtos. Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2016, a Leonardo registrou receitas consolidadas de 12 bilhões de euros e tem presença industrial significativa na Itália, no Reino Unido, nos EUA e na Polônia.
DIVULGAÇÃO: Dassault Aviation