Eurofighter e Tornado da Luftwaffe

Eurofighter e Tornado da Luftwaffe

MUNIQUE – Na véspera do ILA Berlin Air Show 2018, a Airbus e a Eurofighter GmbH apresentaram sua oferta ao Ministério da Defesa alemão para a substituição do antigo avião de combate Tornado da Bundeswehr, que foi desenvolvido na década de 1960, e estabeleceu o Eurofighter como seu sucessor ideal.

Atualmente, a Força Aérea Alemã está planejando eliminar o Tornado a partir de 2025 e transferir recursos para outro sistema de armas. Como o sistema Eurofighter já está sendo usado pela Alemanha, esse sistema pode adotar as capacidades do avião Tornado. Além disso, o aumento do uso do mesmo tipo de aeronave resultaria em economias de custo consideráveis ​​em termos de serviços de suporte e custos de treinamento devido a economias de escala, o que também reduziria os custos de voo por hora dentro das Forças Armadas da Alemanha.

“O Eurofighter já é a espinha dorsal da Força Aérea Alemã e, portanto, é a opção lógica para adotar as capacidades do Tornado a médio prazo”, disse Bernhard Brenner, diretor de marketing e vendas da Airbus Defence and Space. “Temos uma excelente aeronave, sua produção garante um importante know-how em construção aeronáutica na Alemanha e, ao mesmo tempo, apoia fortemente a soberania europeia na defesa. A continuação bem-sucedida da produção do Eurofighter também pode levar a uma cooperação com outras nações europeias, como Suíça, Bélgica e Finlândia “.

Volker Paltzo, CEO da Eurofighter Jagdflugzeug GmbH, disse: “Estou confiante de que o Eurofighter Typhoon pode fornecer uma solução econômica e atraente para a Alemanha, que fornecerá todas as capacidades e realizará todas as missões que a Força Aérea Alemã precisa”.

A médio prazo, o desenvolvimento do Eurofighter proporcionará a base tecnológica para a próxima geração de aviões de combate europeus. A intenção de colaboração foi acordada entre a França e a Alemanha em julho de 2017 e atualmente é esperado que essas aeronaves entrem em serviço por volta de 2040.

No Reino Unido, o Eurofighter já está assumindo cada vez mais as tarefas do Tornado, já que a Royal Air Force decidiu aposentar sua frota de Tornado em 2019.

O Bundeswehr opera atualmente 130 Eurofighters e 90 Tornados. A frota de aviões de combate da Força Aérea Alemã é usada tanto em missões para garantir a soberania do espaço aéreo sobre a Alemanha quanto em missões internacionais da aliança da OTAN em todo o mundo.

A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2017, gerou receitas reportadas de € 67 bilhões – ou € 59 bilhões atualizadas para o IFRS 15 – e empregou uma força de trabalho de cerca de 129.000. A Airbus oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros de 100 a mais de 600 lugares. A Airbus também é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, aviões de combate, transporte e missão, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. Em helicópteros, a Airbus fornece as soluções de helicópteros civis e militares mais eficientes do mundo.

FONTE: Airbus Defence & Space

wpDiscuz