Turquia acelera projeto de caça furtivo TAI TF-X
Projeto nacional de avião de combate stealth recebe incentivo de 4,8 bilhões de liras turcas, com planos para voar até 2023
ISTANBUL – A Turkish Aerospace Industries Inc. (TAI) arregaçou as mangas para produzir o caça nacional da Turquia, o TF-X. O jato de caça de quinta geração, um dos maiores projetos de design do país, anunciado pelo presidente Recep Tayyip Erdoğan, será realizado dentro de um sistema de incentivo baseado em projetos.
As atividades de projeto preliminar receberam um certificado de incentivo de 4,8 bilhões de liras turcas (US$ 1,16 bilhão) sob o programa de incentivo. O projeto empregará 3.200 pessoas, com uma contribuição indireta de emprego estimada em cerca de 11.200.
Falando ao diário turco Dünya, o gerente geral da TAI, Temel Kotil, disse que eles trabalharão com a British BAE Systems, que desempenha vários papéis no projeto das aeronaves F-35. “Prevemos um período de quatro anos para a fase preliminar do projeto. Nesta fase, a estrutura do avião será determinada. O desenvolvimento de engenharia, tecnologia, infra-estrutura de testes e processos de certificação da aeronave e a aquisição de capacidade para o design do jato de combate são etapas desta fase”, disse Kotil.
Kotil também disse que a TAI estabelecerá a tecnologia, recursos humanos e investimentos físicos para o jato TF-X, informando que uma equipe muito grande estará trabalhando no projeto.
Ele também explicou que o primeiro protótipo do TF-X deve estar pronto para seu primeiro voo em 2023. “O TF-X é um avião furtivo de quinta geração que pode atingir velocidades supersônicas com pós-combustores”, disse Kotil. “Queremos que todas as coisas funcionem e estejam prontas até 2029 e que os aviões sejam colocados em serviço para as Forças Armadas da Turquia em 2031.”
FONTE: Daily Sabah