O vídeo acima mostra parte de um ‘dogfight’ entre um caça F-16 Block 52 turco e um Mirage 2000-5 grego, em um simulador de voo. A Grécia e a Turquia freqüentemente se envolvem em combates aéreos simulados no Mar Egeu, mas os aviões costumam estar desarmados.

O vídeo do simulador mostra o Mirage 2000 no Head Up Display (HUD) do caça F-16 turco, tentando escapar em curvas apertadas sobre o mar. No início a altitude do engajamento está muito baixa, depois o Mirage tenta escapar na vertical, mas o F-16 turco continua na posição 6 horas do caça grego.

Na semana passada, em um incidente real, um avião de combate grego Mirage 2000-5 caiu sobre o Mar Egeu no dia 12 de abril, informaram vários meios de comunicação.

O avião de combate grego Mirage 2000-5 caiu na quinta-feira perto da ilha de Skyros, no Mar Egeu, de acordo com várias reportagens, e o ministro da Defesa da Grécia disse que o piloto faleceu.

O jornal grego Kathimerini citou uma fonte dizendo que o Mirage estava retornando de uma missão para interceptar jatos turcos.

Ambas as agências de notícias turcas e gregas relataram que foi realizada uma operação de busca e resgate pela Marinha Grega.

“Um M2000-5, desapareceu a 9 milhas náuticas da ilha de Iskiri (Skiros) no nordeste”, informou o jornal Milliyet da Turquia, citando uma declaração da Força Aérea Grega.

De acordo com a reportagem do Milliyet, os militares da Turquia disseram que seus jatos não estavam perto do local do acidente quando ele aconteceu.

wpDiscuz