Os aviões de combate dos Estados Unidos da América continuam na liderança tecnológica

No infográfico de autoria de u/numante, podemos relembrar a evolução dos aviões de combate americanos que marcaram a História da Aviação Militar.

Apesar do desenvolvimento tardio da propulsão a jato nos Estados Unidos da América, o desenvolvimento dos caças a jatos americanos alcançou números muito superiores aos produzidos na Europa Ocidental.

Como grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial, os EUA continuaram a desenvolver sua indústria aeronáutica e defesa durante a Guerra Fria sempre buscando manter a liderança tecnológica diante dos equipamentos produzidos pela União Soviética.

Em várias guerras localizadas, aviões de combate produzidos pelos EUA e pela URSS entraram em combate, como na Guerra da Coreia e na Guerra do Vietnã, além das Guerras Árabe-Israelenses.

O aprendizado absorvido nesses conflitos serviu para aperfeiçoar continuamente a tecnologia dos aviões de combate americanos. A indústria aeronáutica dos EUA foi pioneira em muitos avanços tecnológicos, como o voo supersônico, fly-by-wire, stealth, entre outros.

Os aviões de combate americanos ainda continuam sendo o “benchmark” pelo qual são medidos os aviões produzidos no resto do planeta, mas aos poucos o “gap” tecnológico tem sido reduzido pela Rússia e China.

wpDiscuz