Su-30MKV da Venezuela

Su-30MKV da Venezuela

O site infodefensa.com noticiou que, no início de abril, a Venezuela recebeu uma visita de uma comissão russa para uma reunião no Serviço de Eletrônica de Aviação Militar da Venezuela para discutir a inspeção mencionada, que foi liderada pelo diretor do Departamento de Logística do componente aéreo, general de divisão Carlos Lucio Siso Briceño.

As informações foram divulgadas através de uma breve mensagem oficial divulgada pelo Twitter, que não detalha o que foi discutido na reunião, nem o escopo e o status atual do projeto de Inspeção Capital do Su-30MK2.

Os Su-30MK2 na Venezuela

Em julho de 2006, o governo da Venezuela negociou a compra de 24 caças Sukhoi Su-30MK2 na Rússia, e as quatro primeiras unidades chegaram ao país em novembro daquele ano.

Uma vez que a entrega foi completada, os 24 aviões foram distribuídos ao Grupo Aéreo de Caza Nº 11, com sede na Base Aeroespacial ‘Capitán Manuel Ríos’, e ao Grupo Aéreo de Caza Nº 13, destacado na Base Aérea ‘Teniente Luis del Valle García’, de Barcelona, capital do estado Anzoátegui.

Desde a chegada dos primeiros aviões, foi anunciada, em diferentes ocasiões, a compra de 12 unidades adicionais, que, até hoje, não se materializaram.

Em setembro de 2015, a aeronave matrícula AMBV-0460 e pertencente ao Grupo 11, foi perdida em um trágico acidente no qual seus dois tripulantes morreram, conforme informação publicada pelo site da empresa venezuelana Telesur.

No início deste mês de abril de 2018, houve o desdobramento tático de cinco caças Su-30MK2 e militares Grupo No. 13 para o Adiestramiento Operacional Yavire 01-18.

Modernização e reforço da frota

Depois do acidente, o ministro da Defesa, Comandante Vladimir Padrino López, informou que o presidente Nicolas Maduro tinha sido instruído para substituir o avião que caiu e aumentar a frota de Su-30MK2 com 12 aeronaves adicionais, o que foi confirmado em Outubro seguinte pelo próprio Maduro, como também publicado Infodefensa.

As negociações com a empresa russa Rosoboronexport, pertencente ao consórcio estatal Rostec começou em outubro de 2015, conforme relatado pelo então comandante da Aviação Militar, major general Edgar Valentín Cruz Arteaga. E, no final do mês, o ministro Padrino López anunciou o investimento de 480 milhões de dólares para melhorar e estender a vida útil da frota de caças Su-30MK2 da aviação militar.

As negociações com a Rosoboronexport continuaram março 2016, mas um mês depois, o vice-diretor do Serviço de Cooperação Técnico-Militar Federal da Rússia, Anatoli Punchuk disse: “Concluímos as negociações relevantes e a oferta apresentada ao cliente. Estamos esperando que o lado venezuelano responda.” Desde então, não houve mais informações sobre o assunto de nenhuma das partes.

FONTE: infodefensa.com

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