Novos bombardeiros stealth H-20 da China vão carregar mais poder dissuasivo
A revista militar chinesa Aerospace Knowledge mostrou recentemente o H-20, a nova geração de aviões bombardeiros chineses, que foi confirmada por especialistas como uma aeronave furtiva e também mais poderosa, pois poderia ser equipada com armas nucleares e convencionais.
A nova geração H-20 da China está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Design de Aeronaves de Xangai desde 2008, informou a mídia russa rg.ru na segunda-feira, dizendo que a pesquisa é altamente confidencial na China e nenhum detalhe havia vazado anteriormente.
A China precisa de bombardeiros avançados de longo alcance que possam transportar até 10 toneladas de armas sem reabastecimento aéreo, disse um especialista militar não identificado, segundo a reportagem.
“A nova geração de bombardeiros pode transportar mais bombas do que os bombardeiros H-6K, tem a vantagem de recursos furtivos e é capaz de atacar alvos a grandes distâncias”, disse Song Zhongping, um especialista militar e comentarista de TV ao Global Times.
Song disse que a China fez avanços tecnológicos em sua nova geração de aeronaves e também possui tecnologia proprietária, enquanto enfatiza que “a nova geração de bombardeiros deve ser uma aeronave de alta tecnologia”.
“A nova geração será lançada em dois anos e será incorporada dentro de quatro a cinco anos”, disse Song.
“A revista indicou que a tecnologia entrou em seu estágio maduro”, observou Song.
O especialista acredita que o bombardeiro já seria capaz de realizar voos de teste.
O H-20 poderia melhorar a força aérea tanto na capacidade defensiva quanto ofensiva, o que “permitirá ao exército possuir uma dissuasão nuclear e convencional mais forte”, disse Song.
FONTE: Global Times