Por Giovanni de Briganti

PARIS – O desenvolvimento do radar de varredura eletrônica Captor-E para a aeronave de combate Eurofighter está atrasado 13 meses, e há um “risco muito alto” de que perderá a data de entrega inicial no final de 2018, de acordo com um relatório do Ministério da Defesa alemão divulgado no final de março.

Além disso, a participação da Alemanha no custo do desenvolvimento de radares aumentou em € 585 milhões em comparação com a estimativa inicial, afirma o relatório.

“A aceitação e a entrega das aeronaves Block 25 continuarão a sofrer atrasos devido a fraquezas na demonstração do novo computador “front-end” revelado em 2017”, diz o relatório.

Os atrasos são devidos a dificuldades imprevistas no desenvolvimento de software, a uma divergência contínua entre a Alemanha e o Reino Unido sobre a função principal do radar e à aprovação tardia de um novo computador “front end”. Além disso, a “disponibilidade limitada de componentes [de radar] para produção pode atrasar adicionalmente a entrega”, diz o relatório.

“De acordo com as estimativas atuais do setor, o plano de desenvolvimento pode continuar sendo seguido, mas agora com um risco muito alto de desenvolvimento de software”, acrescenta.

Mas os parceiros industriais do Eurofighter, assim como o próprio consórcio Eurofighter, dizem que não há demora e que o programa está dentro do cronograma.

“O programa de desenvolvimento de radar Captor-E (E-Scan) para o Eurofighter Typhoon continua nos trilhos, com vários voos, com o radar ligado e desligado, tendo agora ocorrido como parte do programa de atividade programado”, disseram a BAE Systems, Leonardo e Eurofighter GmbH em uma declaração conjunta em 6 de abril em resposta ao nosso pedido de comentário. A Airbus concordou separadamente.

“O equipamento de radar Captor-E e o sistema de armas serão incrementados para permitir que a capacidade necessária (padrão P3E) esteja disponível para as primeiras entregas à Força Aérea do Kuwait”, acrescentou o comunicado conjunto.

A Eurofighter Jagdflugzeug GmbH, uma empresa alemã sediada em Hallbergmoos, perto de Munique, é a contratada principal do programa Eurofighter e a BAE Systems é o parceiro industrial britânico, bem como o comprador de radar em nome da Eurofighter GmbH.

A divisão de aeronaves Leonardo é a parceira industrial italiana da Eurofighter, enquanto a divisão Airborne & Space Systems é a principal contratada do consórcio Euroradar que está desenvolvendo o radar Captor-E AESA.

Desenvolvimento de software “com risco muito alto”

Um atraso de entrega de 13 meses interromperia as entregas do Eurofighter ao Kuwait, que é o cliente de lançamento do radar de escaneamento eletrônico Captor-E do Eurofighter. As entregas para o Kuwait foram originalmente planejadas para começar no último trimestre de 2019, de acordo com uma declaração do Ministério da Defesa do Kuwait, mas já foram adiadas para o final de 2020, segundo um comunicado de 12 de dezembro de Leonardo.

O relatório também revela que um grupo de trabalho composto por representantes nacionais, indústria e a Agência de Gestão Tornado e Eurofighter da OTAN (NETMA) foi estabelecido para conciliar uma grande divergência dentro do programa: “Considerando que a prioridade da Alemanha é a melhoria da capacidade ar-ar/ar-solo, a prioridade do Reino Unido é a guerra eletrônica”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa alemão em 4 de abril.

Primeira entrega de radar no final de 2018 “com risco muito alto”

“No entanto, para ambos os recursos, é necessário um receptor multicanal”, disse o porta-voz do ministério alemão, e ele ainda não obteve o certificado de aeronavegabilidade.

“Para salvaguardar os interesses alemães em termos de demanda, custos e políticas industriais, a curto prazo, uma solução de compromisso possível está sendo preparada por um grupo de trabalho”, afirma o relatório.

“Devido aos atrasos na aprovação do novo computador front-end”, a entrega do primeiro radar de produção até o final de 2018 parece improvável.

O computador “front-end” controla o Utility Control System e uma nova versão foi introduzida por razões de obsolescência. Mas “se a certificação de aeronavegabilidade do computador não for concedida a tempo, o novo computador não poderá ser instalado, atrasando ainda mais o programa”, disse o porta-voz do MoD alemão.

“A mitigação e possíveis atrasos estão atualmente sob investigação por parte da indústria, em contato próximo com a NETMA e as nações parceiras do Eurofighter”, acrescentou o porta-voz, mas não foi definido prazo para o envio de relatórios.

Apesar dos contínuos atrasos, os primeiros testes de voo do radar AESA começaram em março, como previsto, disse o porta-voz. O radar foi montado na aeronave de teste IPA 8 do programa para esses testes.

Planos de crescimento alemães

A Alemanha encomendou um total de 143 aeronaves Eurofighter nos Tranches 1, 2 e 3A e, até o final de 2017, 129 foram entregues.

“A tecnologia do radar AESA com receptor multicanal, no futuro, melhorará a capacidade operacional do Eurofighter, permitindo o uso simultâneo dos modos ar-ar e ar-solo. Além disso, com o radar AESA, o valor acrescentado operacional das modernas armas ar-ar é aproveitado”, afirma o relatório.

A decisão de equipar todos os Eurofighter (aeronaves Tranche 2 e 3a) com o radar AESA, incluindo um equipamento receptor multicanal, também fortalecerá a posição da Alemanha no programa Eurofighter de quatro países, observa o relatório.

Finalmente, o relatório observa que, desde que o programa Eurofighter foi aprovado pelo Bundestag, acumulou 149 meses de atraso e que seu custo para a Alemanha aumentou em 6,6 bilhões de euros em relação às estimativas iniciais.

O contrato de desenvolvimento de € 1 bilhão para o radar de varredura eletrônica Captor-E do Eurofighter foi concedido em 19 de novembro de 2014 à Eurofighter Jadgflugzeug GmbH pela NETMA – Eurofighter e Tornado Management Agency – em nome dos governos do Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália (Foto do MoD do Reino Unido)

FONTE: Defense-Aerospace.com

wpDiscuz