Tornado IDS da Luftwaffe

Tornado IDS da Luftwaffe

BERLIM (Reuters) – As forças armadas alemãs podem não conseguir usar o avião de combate Tornado para missões da Otan, segundo um relatório do Ministério da Defesa obtido pela Reuters.

O relatório diz que até agora, não foi possível produzir um dispositivo de criptografia para a transferência segura de dados para o jato, que entrou em serviço na década de 1970.

Os dispositivos de comunicação do Tornado também não atendem aos padrões atuais, diz o relatório, o que significa que há o risco de que informações possam ser interceptadas.

“Isso poderia, no pior dos casos, significar que a demanda por um sistema de comunicação criptografado para o sistema de armas do Tornado não pode ser alcançada. Isso significa que o sistema de armas do Tornado não pode participar de missões da Otan”, afirma o relatório.

Um porta-voz da Força Aérea Alemã disse que seus 10 jatos Tornado registrados para a Força de Reação da OTAN atenderam aos requisitos atuais, sem fornecer mais detalhes.

O relatório foi citado pela primeira vez pela revista alemã Spiegel.

A Alemanha quer começar a retirar gradualmente os jatos Tornado em 2025 e o Ministério da Defesa disse que o Eurofighter Typhoon é o principal candidato, com o F-35 da Lockheed Martin e os caças F-15 e F-18 da Boeing também são opções.

Um relatório anual divulgado em fevereiro disse que as forças armadas da Alemanha devem agir mais rapidamente para lidar com as lacunas persistentes de pessoal e equipamentos.

FONTE: Reuters

wpDiscuz