Aeronave comercial sino-russa CR929 entra em fase preliminar de projeto
O novo jato comercial de passageiros de fuselagem larga (wide-body) desenvolvido em conjunto pela China e pela Rússia entrou na fase preliminar de projeto, de acordo com um anúncio feito pela Corporação de Aeronaves Comerciais da China (COMAC) na terça-feira.
A estatal COMAC montou uma joint venture com sua parceira russa, a United Aircraft Corp (UAC), em maio do ano passado, para construir o novo jato, que recebeu o nome oficial de CR929 em setembro.
De acordo com informes anteriores, a China projetará e construirá a fuselagem do avião, e a Rússia projetará as asas. Espera-se que os dois lados desenvolvam conjuntamente os motores. A aeronave terá um alcance de projeto de 12.000 quilômetros.
O projeto CR929 tem como objetivo quebrar o duopólio da Boeing e da Airbus no mercado de aviões de passageiros de fuselagem larga. É também um projeto estratégico para a China e a Rússia realizarem cooperação prática no desenvolvimento de tecnologia avançada.
Shi Jianzhong, vice-gerente da COMAC, diz que a aeronave de 280 assentos será desenvolvida de acordo com os padrões internacionais de aeronavegabilidade. Espera-se que seja concluída em 2025.
FONTE: China Plus