C-130J do Exército do Ar francês

C-130J do Exército do Ar francês

Apenas três meses após sua introdução na Base Aérea 123 em Orléans, o primeiro C-130J decolou em 20 de março para N’Djamena, depois Niamey, para sua primeira missão logística de curto prazo fora da França metropolitana, em apoio à Operação Barkhane.

A missão é garantir o transporte de cargas e passageiros no contexto de um chamado experimento de “síntese”, conduzido em conjunto pelo Centro de Especialistas em Aviação Militar (CEAM), o Esquadrão de Transporte 2/61 “Franche-Comte” e o C-130 Aeronautical Technical Support Squadron (ESTA).

Destina-se a permitir a validação de uma capacidade logística inicial: a implementação da aeronave em missões logísticas reais, que inclui também a preparação técnica da aeronave e sua possível manutenção (o C-130 ESTA foi reorganizado para apoiar o C-130J, além do C-130H), mas também a preparação do pessoal (os pilotos e mecânicos encarregados do C-130J foram treinados na Força Aérea dos EUA).

Em todas as etapas desta missão na Faixa Subsaariana, o C-130J estava próximo de sua carga máxima (18,7 toneladas). Para fins de comparação, sob condições equivalentes de voo, o C-130J tem uma capacidade de transporte três vezes maior que o C-160 Transall (15 t comparado com 5-6 toneladas).

A missão de devolução estava marcada para o dia 22 de março. Tão logo os resultados deste teste tenham sido explorados, o C-130J será capaz de apoiar operações externas o mais rápido possível por meio de rotações logísticas. Ensaios táticos poderão então começar.

A compra de quatro C-130Js pela França em 2015, cuja primeira aeronave foi entregue em 22 de dezembro de 2017, visa fortalecer, a curto prazo, a capacidade de transporte aéreo militar “médio”, também fornecida pelos C-160 e C-130H.

FONTE: Armée de l’Air

wpDiscuz