Leonardo entrega o 18º jato M-346 à Força Aérea Italiana
Uma cerimônia de entrega do décimo oitavo M-346 da Força Aérea Italiana ocorreu no dia 27 de fevereiro nas instalações da Divisão de Aeronaves Leonardo, em Venegono Superiore (Varese).
A aeronave M-346, designada T-346A pela Força Aérea Italiana, representa a ponta de lança da 61ª Ala Aérea de Galatina (Lecce), onde os pilotos de caça italianos são treinados junto com pessoal de outros países, incluindo Estados Unidos, Espanha, França, Áustria, Holanda, Polônia, Cingapura, Argentina, Grécia e Kuwait.
O treinamento operacional, em sua maioria realizado no T-346A, é preparatório para a linha aero-tática, antes de pilotar caças como o Eurofighter ou o F-35. A base da Força Aérea italiana também utiliza a tecnologia LVC (Live, Virtual e Constructive Simulation). Graças ao LVC, é possível vincular simuladores a surtidas reais, permitindo que um piloto que no solo utilize um simulador de movimento completo no solo para atuar como wingman ou como um alvo para uma aeronave que está no ar.
O M-346 encomendado pela Força Aérea Italiana, República da Força Aérea de Singapura, Força Aérea Israelita e Força Aérea da Polônia é a base do Sistema de Treinamento Integrado T-100, a solução oferecida pela Leonardo DRS na competição T-X para o programa de sistema de treinamento integrado da Força Aérea dos EUA (USAF).
O envelope do voo, a alta relação empuxo/peso, a capacidade de desenvolver altos ângulos de ataque e manobrabilidade extrema permitem ao M-346 oferecer condições de voo comparáveis às das aeronaves de combate de nova geração. Isso maximiza a eficácia do treinamento e reduz a necessidade de lançar saídas nas variantes muito mais caras e complexas dos tipos de linha de frente.
A Simulação de Treinamento Tático incorporado (ETTS) permite ao M-346 emular sensores, contramedidas e armamentos, além de permitir que os pilotos interajam em tempo real com um cenário tático virtual, aumentando a flexibilidade e a redução de custos. Graças ao seu visor montado no capacete, entradas de controle vocal e sonda de reabastecimento em voo, o M-346 pode realizar um programa de treinamento tático completo.
FONTE: Leonardo