Demonstrador X-2 do Japão

Demonstrador X-2 Shinshin (ATD-X) do Japão

Por Ryo Aibara

O Japão está se movendo para cancelar o planejamento para o desenvolvimento doméstico de um novo avião de combate avançado devido a custos surpreendentes e armadilhas de engenharia antecipadas.

O Ministério da Defesa inicialmente tinha três alternativas possíveis para o avião de combate que substituiria o caça F-2 que será gradualmente desativado em torno de 2030.

Mas com a China e a Rússia mostrando maior assertividade militar na região, funcionários do Ministério da Defesa enfrentam a tarefa fundamental de substituir o F-2 por um caça com capacidades mais avançadas.

O ministério decidiu que suas opções eram para desenvolver completamente o avião de combate de próxima geração a nível nacional, desenvolvê-lo em conjunto com outras nações ou ampliar a vida do F-2 através de várias modificações.

Inicialmente, inclinou-se para o desenvolvimento doméstico, pois considerou-se “importante na manutenção da tecnologia japonesa de desenvolvimento de caça”, de acordo com um oficial de defesa de alto escalão.

Havia expectativas de que a Mitsubishi Heavy Industries Ltd. desempenharia um papel de liderança no desenvolvimento do avião de combate. Isso ocorreu antes de uma subsidiária da Mitsubishi Heavy Industries ter enfrentado dificuldades em desenvolver o avião de passageiros Mitsubishi Regional Jet para produção comercial.

Funcionários do Ministério das Finanças eventualmente exortaram cautela, citando os enormes custos que o desenvolvimento doméstico implicaria.

O governo começou a perceber que o desenvolvimento doméstico do jato de combate de próxima geração carregava riscos enormes.

Caça F-2 da JASDF

Neste contexto, o Ministério da Defesa não buscará financiamento para o desenvolvimento doméstico de um avião de combate de próxima geração quando os pedidos forem compilados neste verão para o orçamento fiscal de 2019, disseram fontes.

Espera-se que Tóquio sonde Washington nesta semana sobre as perspectivas de desenvolvimento conjunto do avião de combate da próxima geração.

Uma decisão sobre como proceder provavelmente será formalmente feita entre o ano fiscal de 2019 e o de 2023, pois esse é o período abrangido pelo Programa de Defesa de Médio Prazo que será elaborado antes do final do ano.

Ainda é possível que o Japão coloque pedidos adicionais com os Estados Unidos para o caça F-35A, fabricado pela Lockheed Martin Corp. como o substituto do F-2.

O governo já decidiu comprar 42 caças furtivos para substituir o F-4 Phantom II.

À luz da pressão aplicada pela administração de Trump aos aliados para o “Buy American”, os funcionários do governo também podem decidir adquirir o F-35A como a aeronave sucessora do F-2.

A JASDF (Japan Air Self Defense Force) agora tem cerca de 200 aviões de combate F-15, 50 F-4 e 90 F-2. O avião de combate F-35A começou a ser entregue.

O F-2 foi desenvolvido em conjunto com os Estados Unidos e incorporado no ano fiscal de 2000.

FONTE: Jornal Asahi Shimbun

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