Imagens de satélite confirmam presença de caças Sukhoi Su-57 na Síria
A notícia de que a Rússia teria enviado caças Sukhoi Su-57 (conhecido anteriormente como PAK FA) de quinta geração à Síria foi confirmada pela divulgação de imagens de satélite que mostram dois dos novos caças pousados na base aérea de Khmeimim (ou Hmeimim).
O novo caça russo que ainda está em campanha de testes, foi enviado à Síria para realizar missões de combate em um teatro de operações complicado e ganhar o selo de “provado em combate”, assim como outras armas testadas pelos russos naquele conflito.
Foi noticiado também que mais dois caças Su-57 foram avistados pousando na Síria, o que aumentaria para 4 unidades do tipo desdobradas naquele Teatro de Operações.
Analistas comentam que o movimento ousado da Rússia de enviar seus caças “stealth” ainda em desenvolvimento para missões de combate real também vai ajudar na definição da parceria com a Índia, no desenvolvimento conjunto do seu caça FGFA, baseado no Su-57/PAK FA.
A presença dos caças russos Su-57 na Síria poderá provocar o primeiro encontro de caças stealth de quinta geração sobre uma zona de combate, já que os caças F-22 Raptor da USAF também estão operando na área.
Projetado para a superioridade aérea e os missões de ataque, o Su-57 está equipado com um sistema de aviônica sofisticado que facilita o trabalho do piloto no campo de batalha.
Além disso, ele está equipado com um radar AESA, que permite ao Su-57 a detectar alvos aéreos, terrestres e navais simultaneamente a grandes distâncias.