Rússia deslocou caças Sukhoi Su-57 para a Síria?
Fotos não verificadas e imagens de vídeo começaram a circular nas mídias sociais mostrando um par de caças russos Su-57, também conhecidos como PAK FA e T-50, pousando na base aérea Khmeimim na Síria, na província de Latakia.
Em um dos vídeos, divulgados online em 21 de fevereiro de 2018, um avião de combate Su-35 Flanker-E, que os russos já desdobraram na Síria, também é visto voando nas proximidades.
Reportagens adicionais não confirmadas disseram que os Su-57s eram parte de um grupo maior de aeronaves russas que chegaram ao país, incluindo quatro Su-35s adicionais, quatro aeronaves de ataque Su-25 Frogfoot e uma aeronave A-50U Mainstay de alerta aéreo antecipado.
Não está claro o que pode ter provocado o desdobramento dos caças furtivos russos, que ainda estão no estágio de desenvolvimento.
Mas o número cada vez maior de interações agressivas entre os aviões táticos da Rússia e os caças furtivos F-22 Raptor da Força Aérea dos Estados Unidos sobre o leste da Síria pode ser uma dos motivos.
Se for confirmado que o Kremlin enviou os Su-57 para a Síria, isso poderia complicar ainda mais essas situações, uma vez que os pilotos americanos não têm experiência real com a nova aeronave russa em seus sensores e nem conhecem as capacidades de combate e a ameaça que pode representar.
Ao mesmo tempo, é claro, os Estados Unidos terão uma excelente oportunidade para reunir novas informações sobre os novos caças, especialmente dependendo de quais sensores ativarem ou se eles voarem em uma configuração completamente observável durante as missões.