A320Neo de patrulha marítima

A320Neo de patrulha marítima

Na quinta-feira (15 de fevereiro de 2018), o Canadá e a Polônia se juntaram a um esforço multinacional para o desenvolvimento de soluções de substituição para as velhas aeronaves marítimas antissubmarino e de inteligência, vigilância e reconhecimento. Numa cerimônia de assinatura na sede da OTAN em Bruxelas, ministros da Defesa da França, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha e Turquia congratularam-se com o Canadá e a Polônia no esforço multinacional sobre “Cooperação Multinacional em Aeronaves de Missão Marítima e Capacidades Multimissão”.

“Este esforço conjunto reconhece o fato de que a maioria das frotas de aeronaves de patrulha marítima dos Aliados estarão chegando ao fim de suas vidas operacionais entre 2025 e 2035”, disse a secretária-geral adjunta da OTAN, Rose Gottemoeller, durante a cerimônia de assinatura. Ela incentivou os participantes a “avançar para a fase de implementação”. O objetivo aqui não é apenas um projeto de prancheta – precisamos de uma nova geração de aeronaves, no ar, cumprindo o que é uma missão cada vez mais importante”.

A iniciativa oferece aos participantes a oportunidade de adotar soluções comuns nesta área de capacidade crítica. Isso proporcionará melhor valor para o dinheiro, bem como benefícios operacionais. Desde 2017, os seis Aliados começaram a definir um documento de requisitos comuns para capacidades futuras nesta área, que deverá ser concluído em 2018. Este trabalho fornecerá uma base para desenvolver e implementar soluções de acompanhamento.

FONTE: OTAN

wpDiscuz