Indonésia assina contrato para compra de 11 caças Sukhoi Su-35
Rússia e Indonésia assinaram um contrato para o fornecimento de 11 caças multifuncionais Sukhoi Su-35, uma fonte informada em Jacarta disse à agência Interfax nesta quinta-feira.
“O contrato para o Su-35 foi assinado”, disse a fonte. Anteriormente, foi relatado que a Rússia e a Indonésia concordaram em certos aspectos técnicos do contrato para o fornecimento de 11 caças.
O fornecimento de tecnologia de aeronaves modernas de acordo com a legislação indonésia está vinculado à obrigações de compensações e contra-negociação.
“Isso significa que nos comprometemos a comprar certos bens nacionais, que são coordenados”, disse Viktor Kladov, diretor de cooperação internacional e política regional da Rostec State Corporation.
Ele afirmou que a Indonésia poderia fornecer borracha, óleo de palma e outros produtos tradicionais de exportação.
Vamos acrescentar que o contrato foi assinado apesar da forte pressão exercida em Jacarta pelos EUA, a fim de evitar a compra de caças russos. Sabe-se que durante a visita do secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, a este país, o lado indonésio foi informado de que, no caso de adquirir armas e equipamentos militares russos, a Indonésia poderia voltar a enfrentar um embargo à entrega de armas dos EUA, como ocorreu em 1997. Ao mesmo tempo, a Indonésia recebeu caças americanos F-16.
O custo de 11 caças Su-35, conforme relatado anteriormente, ascenderá a US$ 1,14 bilhão de dólares, enquanto a metade do valor (US$ 570 milhões) será coberto pelo fornecimento de produtos indonésios. Observamos também que essas commodities, provavelmente, não serão entregues fisicamente à Rússia, mas estão destinadas à venda.
COLABOROU: Rustam Bogaudinov