Kawasaki C-2 ELINT

As imagens revelam o progresso da variante de coleta de inteligência do cargueiro C-2 do Japão

O spotter japonês わかあゆ119V divulgou as primeiras imagens em alta resolução da aeronave japonesa Kawasaki C-2 de testes da versão de coleta de inteligência (ELINT).

A fotos, feitas na base da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) em Gifu, mostra um C-2 com carenagens ampliadas no nariz, cauda, ​​parte superior e laterais da fuselagem traseira. De acordo com documentos divulgados pela agência de aquisição do Ministério da Defesa do Japão, a variante da aeronave terá uma suíte de inteligência eletrônica e inteligência de comunicação.

Gifu é o lar da Air Development and Test Wing da JASDF, que, como o próprio nome sugere, realiza testes de desenvolvimento e voo de novas plataformas e sistemas para a JASDF.

Um representante da Kawasaki no Singapore Airshow confirmou que a empresa recebeu um contrato “há vários anos” para desenvolver e construir uma aeronave para coleta de informações.

A Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística do Japão em um simpósio de 2015 revelou em documentos que o Japão buscou uma nova plataforma para substituir o avião turboélice NAMC YS-11EB de COMINT, que deve ser retirado de serviço da JASDF.

Os documentos também revelam que os estudos iniciais sobre a modificação do C-2 em uma plataforma ELINT/COMINT começaram em 2004, com o desenvolvimento e modificações adicionais em uma bancada de testes a partir de 2013. Os testes de aceitação e início de voo na base aérea japonesa Iruma estavam programados para começar no final de 2017 e seguir até o final de 2018.

Espera-se que a plataforma C-2 ELINT/COMINT possa coletar, processar e transmitir dados interceptados de sistemas terrestres, navais e aéreos adversários usando um processo altamente automatizado, com antenas dentro das carenagens adicionais capazes de interceptar sinais emitidos em um amplo espectro de freqüência de longo alcance, bem como identificar a direção e a localização dos sistemas adversários.

A Kawasaki produziu seis dos 40 C-2 encomendados pela JASDF, e o governo japonês tem tentado ativamente promover o tipo em ultramar como parte de seu esforço para exportar artigos de defesa japoneses. A JASDF já enviou o C-2 ao Dubai Airshow, além de visitar a Austrália e a Nova Zelândia, com a última tendo requisito para um novo avião. (com informações do Defense News)

wpDiscuz