O processo de fabricação do caça Rafale
O vídeo acima de divulgação da Dassault mostra imagens muito interessantes do processo de projeto e da produção de diversas partes do caça Rafale e sua montagem final.
Várias instalações em cidades diferentes da França que produzem as partes mostradas no vídeo:
- Saint-Cloud, onde se faz uso da realidade virtual para testar a ergonomia e a interface homem-máquina e a integração das mais de 7.000 peças que compõem a aeronave;
- Istres, onde são testados sistemas e armas;
- Seclin, onde é feita a usinagem de protótipos de novas peças de alumínio;
- Argenteuil, onde se produz desde pequenas partes até a fuselagem dianteira e se faz a montagem de todas as partes da fuselagem do caça e os componentes nela instalados;
- Biarritz, que produz a fuselagem central e a traseira, assim como os painéis das asas de fibra de carbono e o cozimento dos mesmos (23% do Rafale é de materiais compostos);
- Martignas, onde se montam as asas com uso de robôs na rebitagem;
- Poitiers, que produz os canopis;
- Argonay, onde é projetado e fabricado o sistema de controle de voo;
- E, enfim, a linha de montagem final em Merignac, que monta todas as partes enviadas pelas instalações mostradas antes, além dos motores produzidos na Snecma, do radar e sistemas eletrônicos provenientes da Thales, sem falar em diversos outros componentes que são fabricados por mais de 500 parceiros industriais. Em Merignac também é feita a pintura e as checagens antes da entrega da aeronave.
O gráfico abaixo mostra os diferentes materiais usados na produção do caça.