O vídeo acima de divulgação da Dassault mostra imagens muito interessantes do processo de projeto e da produção de diversas partes do caça Rafale e sua montagem final.

Várias instalações em cidades diferentes da França que produzem as partes mostradas no vídeo:

  • Saint-Cloud, onde se faz uso da realidade virtual para testar a ergonomia e a interface homem-máquina e a integração das mais de 7.000 peças que compõem a aeronave;
  • Istres, onde são testados sistemas e armas;
  • Seclin, onde é feita a usinagem de protótipos de novas peças de alumínio;
  • Argenteuil, onde se produz desde pequenas partes até a fuselagem dianteira e se faz a montagem de todas as partes da fuselagem do caça e os componentes nela instalados;
  • Biarritz, que produz a fuselagem central e a traseira, assim como os painéis das asas de fibra de carbono e o cozimento dos mesmos (23% do Rafale é de materiais compostos);
  • Martignas, onde se montam as asas com uso de robôs na rebitagem;
  • Poitiers, que produz os canopis;
  • Argonay, onde é projetado e fabricado o sistema de controle de voo;
  • E, enfim, a linha de montagem final em Merignac, que monta todas as partes enviadas pelas instalações mostradas antes, além dos motores produzidos na Snecma, do radar e sistemas eletrônicos provenientes da Thales, sem falar em diversos outros componentes que são fabricados por mais de 500 parceiros industriais. Em Merignac também é feita a pintura e as checagens antes da entrega da aeronave.

O gráfico abaixo mostra os diferentes materiais usados na produção do caça.

 

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