FlightGlobal: E-Jets E2 iniciais vão precisar de atualização do motor

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Concepção do E190-E2 da Wideroe

Concepção do E190-E2 da Wideroe

O site FlightGlobal noticiou que a Embraer confirmou que vários dos primeiros E-Jet E2s a serem entregues exigirão uma atualização devido a problemas de durabilidade em seus motores Pratt & Whitney PW1900G.

Falando em um briefing pré-Singapura, Rodrigo Silva e Souza, vice-presidente de marketing da Embraer em aviação comercial, disse que uma série de E190-E2 que serão entregues em 2018 terão a “configuração de combustão B” que “tem uma vida mais curta”.

A fabricante não especificou o número total de E2s que irá entregar este ano, mas disse que 10% das cerca de 90 aeronaves comerciais que produzirá em 2018 serão da variante remotorizada.

Quando perguntado se cerca de sete ou oito aeronaves foram afetadas, Souza diz que “talvez menos” terão os PW1900Gs que exigem uma atualização posterior para o padrão package C para lidar com problemas de longevidade do combustor. A Embraer ressalta que uma minoria de entregas de E2 em 2018 será afetada.

No entanto, Souza diz que qualquer aeronave entregue com os motores problemáticos será modificada até o final do ano.

A Embraer não está sozinha lutando com a durabilidade da linha GTF da P&W: a Airbus e a Bombardier já viram a produção interrompida pela questão nos motores PW1100G e PW1500G que impulsionam seus respectivos jatos bimotores A320neo e CSeries.

A fabricante brasileira de aviões enviará o E190-E2 inicial ao operador de lançamento Widerøe em abril, antes de um primeiro voo comercial agendado para o dia 24 daquele mês. A certificação de tipo do regulador brasileiro ANAC está “muito perto”, diz Souza.

Dois outros exemplas do jato bimotor remotorizado, configurado em um layout de 114 assentos de uma única classe, serão entregues à transportadora norueguesa em maio e junho. Clientes adicionais que recebem aeronaves neste ano incluem Air Astana e GX Airlines da China.

A Embraer também está desenvolvendo um layout de classe empresarial para o E2, que apresenta um único esquema de assento escalonado 2 + 2 que oferece um espaço de assento de até 54 polegadas (137 centímetros).

Souza diz que a configuração interna construída estará disponível a partir de meados de 2019. Embora nenhum cliente tenha se comprometido com o layout, ele diz que as companhias aéreas estão mostrando interesse considerável no produto.

A família E2 da Embraer é composta por três modelos que abrangem 90-146 assentos. Os E190-E2 e E195-E2 estão em teste de voo, com entrada no serviço prevista para 2018 e 2019, respectivamente.

A terceira e a menor variante, a E175-E2, está no bom caminho para fazer seu primeiro voo em 2019, diz Souza, antes da entrada em serviço em 2021. Atualmente, seus motores PW1700G estão sendo testados pela P&W, acrescenta.

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