Treinador TAI Hurkus B faz voo de estreia
A Turkish Aerospace Industries realizou o primeiro voo de seu treinador básico Hurkus B e diz que o novo tipo está no bom caminho para alcançar a entrada no serviço, conforme previsto
Anunciando o marco em 30 de janeiro, a TAI descreveu seu cronograma de testes, observando: “Após 90 horas de voo de ocorrências planejadas, o avião tomará parte no inventário das forças armadas turcas”. O processo incluirá a avaliação do desempenho do motor PT6A Pratt & Whitney Canada do tipo, além de sua aviônica e estabilidade do voo, diz a empresa.
Ankara até agora se comprometeu a adquirir 15 Hurkus Bs para a Força Aérea Turca, com a opção de adicionar mais 40 exemplos. A TAI também está buscando encomendas de exportação para o treinador desenvolvido na região.
O Hurkus B é marcadamente diferente da variante do modelo A da TAI, que visa garantir a certificação civil da Agência Europeia da Segurança da Aviação. O modelo militar ganha um BAE Systems LiteHUD leve no cockpit dianteiro, além de monitores de cabine multifuncionais, um computador de missão e assentos de ejeção Martin-Baker Mk T16N.
“O Hurkus B é 100kg [225lb] mais leve, mais rápido, mais moderno e mais forte do que Hurkus A”, diz o presidente-executivo da TAI, Temel Kotil, que acrescenta: “Esta versão possui um design mais estável e abrangente”.
FONTE: FlightGlobal