Israel concorda em vender 30 aviões F-16 antigos para a Croácia

51

Acordo, que avançou durante reunião de Netanyahu com o primeiro-ministro Andrej Plenkovic, pode valer meio bilhão de dólares, mas ainda requer aprovação dos EUA

DAVOS, Suíça – O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, concordaram em avançar com a venda de F-16 israelenses para a Croácia na quinta-feira (25/1), anunciou o primeiro-ministro na sexta-feira.

O acordo – que enviará cerca de 30 caças F-16 para a Croácia – é estimado em meio bilhão de dólares, de acordo com notícia do jornal Hadashot.

No entanto, a venda ainda está sujeita aos termos de uma concorrência na Croácia e também exige a aprovação dos EUA, uma vez que Washington produz os aviões.

Israel buscou um comprador para a velha frota que sua Força Aérea parou de usar há vários anos atrás. Cerca de 30 aviões antigos foram retirados pela Força Aérea de Israel nos últimos anos.

Também durante a reunião de quinta-feira, os dois líderes concordaram em expandir a cooperação em várias frentes, inclusive sobre questões econômicas, segurança e turismo, disse o PMO.

FONTE: The Times of Israel

wpDiscuz