Itália recebe o primeiro caça F-35B montado fora dos EUA
O site Defense News noticiou que a Itália recebeu o primeiro avião de combate F-35B montado fora dos EUA, que vai voar com a Marinha Italiana.
O Ministério da Defesa italiano entregou a aeronave na base aérea da Cameri, no norte da Itália, onde o país tem uma linha de montagem final do F-35.
A linha, que é operada pelo Leonardo da Itália e pela empresa americana Lockheed Martin e emprega 800 pessoas, vai montar 60 aeronaves F-35A e 30 F-35B, que a Itália atualmente planeja encomendar.
Em uma declaração, a Lockheed disse que até à data, nove F-35A e um F-35B foram entregues pela Cameri, que é a única linha de montagem de F-35B fora dos EUA.
Quatro dos F-35As estão sendo usados para o treinamento de pilotos internacionais na Base da Força Aérea de Luke no Arizona, enquanto cinco estão operacionais na Base Aérea Amendola da Itália, no sul da Itália.
O F-35B foi lançado pela primeira vez na Cameri em maio passado e deveria ser entregue em novembro de 2017, mas atrasou dois meses.
Em maio passado, a Lockheed disse que a aeronave voaria para a Estação Aérea Naval Patuxent River, Maryland, para “Certificação de Efeitos Ambientais Eletromagnéticos”. Era esperado que se juntassem ao treinamento de pilotos nos EUA.