Câmara aprova acordo de céus abertos com EUA
Projeto acaba com limite de voos para o país
Por Danielle Nogueira
RIO – A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, em votação simbólica, o acordo de céus abertos com os Estados Unidos (EUA). Com o acordo, o número de voos entre Brasil e EUA deixará de ter limites. Hoje, o teto são 301 frequências por semana para ambos os países. O projeto ainda tem que ser votado no Senado e sancionado pelo presidente da República para entrar em vigor, o que só deve acontecer no ano que vem.
O acordo foi assinado em 2011, no governo de Dilma Rousseff, mas estava parado no Congresso. Há algumas semanas, um grupo de empresas aéreas, agências de viagens e outras instituições criaram o Movimento Céus Abertos, para pressionar a Casa a aprovar o projeto. Latam e American Airlines lideram o movimento.
A maior oposição vinha da Azul, que alegava que as companhias brasileiras não competiam em igualdade de condições com as americanas. Setores da oposição no Congresso também eram contrários.
Latam e American alegam que o acordo vai aumentar a concorrência, derrubando as tarifas, mas isso não é consenso entre especialistas do setor.
FONTE: O Globo