Austrália vende 18 caças F/A-18 Hornet ao Canadá
A Ministra da Defesa da Austrália, senadora honorável Marise Payne, anunciou hoje que o Governo concordou com a venda de 18 caças F/A-18 A/B Hornets clássicos da Royal Australian Air Force ao Governo do Canadá.
A oferta segue uma expressão de interesse do governo canadense recebida em setembro. A venda das aeronaves e as peças sobressalentes associadas continuam sujeitas a negociações finais e às aprovações de exportação do País de Origem.
A Defesa planeja retirar sua frota de F/A-18A/B Classic Hornets do serviço até 2022, que será substituída progressivamente pelo F-35A Joint Strike Fighter, a nova capacidade de combate aéreo da quinta geração da Austrália.
A ministra Payne falou com seu homólogo canadense, o ministro da defesa nacional Harjit Sajjan, para receber a venda.
“A Austrália valoriza grandemente a nossa longa e ampla relação de defesa bilateral com o Canadá, e esta decisão é outro exemplo de nossa estreita e sólida parceria”, disse a ministra Payne.
“A aeronave complementará a frota existente do Canadá à medida que ele desenvolve e implementa seu plano para substituir a frota de aviões de combate da Royal Canadian Air Force.
A transferência das duas primeiras aeronaves deverá ocorrer a partir do primeiro semestre de 2019, de acordo com o plano atual de transição para o Joint Strike Fighter.
Os dois primeiros aviões Joint Strike Fighter da Austrália deverão chegar ao país no final de 2018.
FONTE: Australian Department of Defence